A Ketamina, também conhecida com cetamina ou quetamina é um poderoso anestésico dissociativo, que pode ser encontrado nas formas de pó, tablete ou líquido. Ela pode ser usada via oral, inalada ou injetada. A sua posse não é ilegal e pode ser receitado por médicos.

Ela é uma droga utilizada como anestésico em cavalos e está sendo muito comercializada entre os jovens em festas, seus efeitos é parecido com o LDS, gerando efeitos de anestesia e alucinações.

Também conhecida como a K, ou special K, assim como é chamada pelos seus consumidores, é uma droga psicadélica derivada da fenciclidina. Ela deprime a função normal de associação do cótex e tálamo, aumentando significativamente o sistema límbico.

Origem da Ketamina

Origem da Ketamina

Sua produção iniciou-se em 1965 nos laboratórios Parke & Davis como um anestésico para uso em humanas nas cirurgias e, principalmente, para uso veterinário. Foi utilizada no Vietnam para diminuir a dor dos feridos das batalhas.

Sua utilização de forma recreativa iniciou-se nos anos 70, muito vinculado a cultura gay, depois integrada nas festas eletrônicas e rave.

Na mesma década nos anos 70 a Ketamina chegou a ser usada na Argentina, como método de indução à terapias de regressão e em outros locais como experiencia associada ao espiritismo.

No final dos anos 70 para os anos 80 a droga começou a ser comercializada ilegalmente em diversas formas: capsulas, pó, tabletes, cristais, líquido e também em soluções injetáveis.

Em meados dos anos 80 a Ketamina já era muito famosa na conhecida noite, sendo a partir daí misturada com outras substâncias e às vezes, vendida em comprimidos como se fosse o ecstasy.

No Brasil, a Ketamina tornou-se popular durante o boom da cena clubber nos anos 90 e sendo consumida até os anos 2000,

Hoje a Ketamina tem sido usada em pequenas doses, sendo uma alternativa para o tratamento da depressão, tem sido eficaz para suicidas, que ao contrário do uso recreativo, o seu tratamento contra a depressão é lenta, sendo sua infusão chegar demorar de 30 a 40 minutos.

Quais são os efeitos da utilização da Ketamina?

Os efeitos da utilização da Ketamina duram aproximadamente uma hora, que produzem sensações de não pertencer ao corpo, algumas delas são:

  • alucinações profundas;

  • entorpecimento;

  • dificuldades em controlar movimentos e sentimentos do corpo;

  • distorção do sentido de tempo e de identidade;

  • experiência próxima da morte;

  • sensação de sufocar;

  • amnésia ou delírio;

  • visão em túnel;

Além desses efeitos, a utilização da Ketamina podem causar alguns efeitos como vômitos, diarréia, baixa de temperatura, náuseas, coma, problemas respiratórios potencialmente mortais.

Riscos ao uso excessivo da Ketamina

Riscos ao uso excessivo da Ketamina

A utilização constante da Ketamina podem causar diversos problemas graves ao usuário, como por exemplo problemas mentais profundos, incluindo ficar constantemente anestesiado, abobado, enrolar a língua, delírios, amnésia, deterioração da função motora e problemas respiratórios potencialmente mortais.

Conforme o professor psiquiatra da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Diogo Lara, diz que o uso prolongado da substância pode atrofiar o cérebro, deixando ele menor e mais encolhido.

A Ketamina não deve ser misturado com álcool. A fabricação da Ketamina por traficantes é caseira, sendo agregada por valor sintético a droga.

A Ketamina vicia?

A Ketamina não produz dependência física, mas tem um ligeiro potencial para criar dependência psicológica. Pessoas que utilizaram essa droga afirmam que começam cambalear, como se o efeito fosse uma bebedeira psicodélica. Sentem descoordenados, andam em câmera lenta e ouve sons distorcidos. Ela tem efeito estimulante como o ecstasy e a cocaína.

O uso da Ketamina, assim como também do ecstasy, são responsáveis por muitas mortes, atribuídos ao uso desenfreado da substância, como overdoses ou surpreendidos por efeitos colaterais citados nesse artigo.

Relato de um anônimo batizado com Ketamina

Um relato para o site Music non Stop, no qual uma das vitimas desse uso por Ketamina misturado na cerveja:

“contou que conheceu uma pessoa na saída de uma festa em São e aceitou um gole de cerveja. Apagou ali e só recobrou a consciência no dia seguinte, ao acordar num ponto de ônibus, sujo com o próprio vômito e fezes e sem saber quem era. Por quase uma hora não conseguia falar ou andar. Para chegar até sua casa, trajeto que demoraria 20 minutos, levou duas horas. Depois de fazer exame de sangue no IML, foram apontados dois tipos de Ketamina, e a médica que o atendeu pontuou que a dose aplicada foi alta, já que, mesmo 24 horas depois do ocorrido, ainda havia traços da droga no sangue.” fonte: https://musicnonstop.uol.com.br/ketamina-pode-ate-parecer-inofensiva-mas-traz-uma-serie-de-riscos-saiba-mais-e-seja-consciente/

A Ketamina desaparece após algumas horas do sistema sanguíneo, a vítima ainda foi roubada e teve seus cartões estourados e senhas de redes sociais alterados.

Como reduzir os danos pelo uso de Ketamina?

Ache Aqui Clínicas

Nos casos de uso excessivo, a melhor alternativa é solicitar um pronto atendimento para minimizar os efeitos colaterais. Como sendo uma droga que não causa vício ao corpo, mas sim psicologicamente, você pode entrar em contato com nossa equipe no portal do Ache Aqui Clínicas e solicitar orientações de tratamentos, e apoio ao usuário.

O Ache Aqui Clínicas é um portal especializado no direcionamento de pacientes que sofrem com a dependência química para diversas clínicas no Brasil.

Nossas unidades parceiras são totalmente escolhidas a dedo e preparadas para melhor atender o paciente e a família que necessita de apoio nesse momento delicado.

Contamos com clínicas com uma infraestrutura completa, unidades próximas a natureza, médicos, psicólogos, terapeutas e uma equipe multidisciplinar completa e pronta para atender diversos tipos de tratamentos.

Possuímos unidades femininos, masculinos, tratamento para idosos, menores de idade, com internações voluntárias e involuntárias.

Se você ou alguém familiar/amigo está passando por problemas na utilização de Ketamina ou alguma outra substância psicoativa, não hesite em entrar em contato conosco, estamos dispostos a te ajudar, com internações 24 horas por dia. Fale Conosco!

Deixe seu comentário