Como funciona uma clinica de recuperação para dependentes químicos

Como funciona uma clinica de recuperação para dependentes químicos

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas de como funciona uma clínica de recuperação para dependentes químicos. Se você possui um parente que esteja passando por dificuldades em largar o vício e deseja obter mais informações sobre nossas clínicas, este é o artigo certo para você!

Sabemos que a dependência química é uma doença de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é caracterizada pelo uso desenfreado de substâncias psicoativas, ou seja, que causam diversos problemas comportamentais nos usuários, são incluídas tanto drogas lícitas, como aquelas vendidas no mercado negro.

Tipos de substâncias químicas

Há diversos tipos de substâncias que podem causar a dependência química e que provocam diversos efeitos no corpo humano. Várias delas são consideradas depressoras, como:

  • Bebidas alcoólicas;

  • Do Ópio;

  • Morfinas;

  • Medicamentos: Tranquilizantes e ansiolíticos;

Outras alteram o estado mental por serem estimulantes:

  • Tabaco;

  • Cocaína;

  • Crack;

  • Anfetaminas;

As que provocam alucinações e pertubações do estado mental:

  • Maconha;

  • Êxtase;

  • LSD;

  • Plantas alucinógenas;

Existem ainda uma infinidade de drogas e tipos de vícios que precisam ser tratados adequadamente, como por exemplo: esteroides e anabolizantes são outras drogas que podem causar a dependência.

Como saber se a pessoa é dependente química?

Existem uma série de indícios para determinar se a pessoa é um dependente químico, uma das características é o fato de um indivíduo precisar consumir quantidades maiores das substâncias para continuar se satisfazendo.

Pessoas que sofrem com a dependência química geralmente não aceitam que estão doentes e precisam de ajuda para serem internadas numa clínica de recuperação.

Outro fator para identificar a dependência é quando o usuário fica sem consumir a droga, lícita ou ilícita, o dependente pode sofrer os seguintes sintomas: irritação, ansiedade, tremores e distúrbios no ritmo do sono.

A dependência química pode provocar diversos problemas na rotina do paciente, transtornos psicóticos, manias, acaba se dedicando cada vez mais na tarefa de obter a substância, causando diversos prejuízos na sua vida particular, no trabalho, atrapalhando os estudos, o convívio com a família e amigos.

Como funciona o tratamento da dependência química?

Se o paciente sofre com a dependência química e tem consciência do problema e resolve buscar ajuda, chamamos essa modalidade como internação voluntária. Nessa modalidade o paciente decide por si mesmo buscar tratamento numa clínica de recuperação especializada.

Acreditamos que nessa situação a reabilitação pode ser muito efetiva, porque quando o usuário reconhece que precisa de ajuda, fica mais fácil a sua recuperação.

Existem casos que o dependente não aceita que precisa de ajuda, por mais que a família e amigos tente o convencer, não há sucesso no diálogo. E a doença acaba se agravando cada vez mais e perde totalmente o controle sobre o vício, quando a família ou responsável percebe essa gravidade, pode solicitar a internação involuntária.

A internação involuntária é necessária em casos extremos, ela precisa ter a autorização da família e ser consultado por um médico especialista para liberar a internação.

Os tratamentos nas clínicas de recuperação funcionam das seguintes maneiras:

  • Tratamento psicoterapêutico;

  • Medicação (em casos específicos);

  • Internação;

  • Atividades recreativas;

Cada dependente tem um tratamento adequado e especializado conforme o problema, tipo de dependência, drogas utilizadas, tempo de uso e quantidade ingerida.

Após os exames de avaliação, os médicos criam uma programação específica para o paciente ter uma reabilitação tranquila e adequada.

Geralmente as clínicas cadastradas no site Ache aqui Clínicas, são localizadas em locais próximos a natureza, num ambiente totalmente favorável para a reabilitação. Com uma infraestrutura totalmente preparada, com quartos individuais, banheiros, lavatórios, chuveiros e área de lazer.

Nossas clínicas possuem uma equipe totalmente preparada e especializada no controle da dependência química. Elas possuem profissionais como: médicos, psicólogos, psiquiatras, terapeutas e funcionários qualificados no amparo do paciente.

Como convencer um dependente químico a procurar ajuda numa clínica de recuperação?

 

Agora que você sabe como funciona uma clínica de recuperação para dependentes químicos, acreditamos que isso facilita o seu diálogo com uma pessoa que esteja sofrendo com o mal do vício químico. O diálogo é importante para convencer adequadamente o dependente a se internar.

Geralmente o dependente químico não aceita que precisa ser internado numa clínica de recuperação. Ele se recusa por não aceitar que está doente e não entende que essa atitude é necessária para o bem dela. Não entende que a clínica irá ajudá-lo a se livrar das drogas e ter uma vida saudável.

Nestes momentos de dificuldade em convencer uma dependente químico a procurar ajuda, tente dialogar utilizando essas dicas:

  • Converse com ele em locais tranquilos, encontre um momento e um lugar que traga paz, num ambiente saudável, num passeio ou uma viagem.

  • Use palavras de apoio e incentivo, tente uma a proximidade segura, use palavras positivas, nunca use palavras negativas e xingamentos.

  • Evite acusações, o dependente precisa confiar você e entender que o seu objetivo é ajudá-lo a ter uma vida feliz e saudável.

  • Mostre para ele comparativos, fale sobre momentos bons do passado, antes de iniciar o uso de drogas, mostre como é bom viver uma vida limpa, que projetos futuros pode fazer e também o lado negativo do uso das drogas e exemplos de pessoas que perderam tudo ao usar drogas. Tente mostrar o melhor caminho para ter uma vida limpa e feliz.

 

Programas do Ache Aqui Clínicas

 

O site Ache Aqui Clínicas tem um departamento especialmente para envolver pessoas que sofrem a com a dependência química, com depoimentos motivacionais, artigos, conversas entre ex-dependentes e várias ferramentas para ajudar pessoas que sofrem a encontrar um apoio. Acesse aqui e confira alguns depoimentos.

Também você poderá encontrar uma sessão com psicólogos e dicas para ajudar no tratamento contra a dependência química.

A dependência química pode ser tratada e controlada. É importante contar com um atendimento multiprofissional e constante com especialistas, médicos psicólogos e psiquiatras.

Também é muito importante estender o apoio aos familiares, pois todos sofrem com essa doença, não é exclusivo ao portador, ela se estende em todo âmbito familiar e social. Todos precisam receber orientação e ajuda, então não hesite em falar com nossa equipe, o site Ache Aqui Clínicas tem uma equipe especializada para lhe orientar e ajudar a você a entender como funciona uma clínica de recuperação para dependentes químicos. Fale conosco aqui!

Tel: (11) 97333-2909

Tel: (11) 97333-2909
Resgate e Emergência 24 horas

Contato

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Posts recentes