Ser pego desprevenido quando uma pessoa de dentro de casa é usuário de drogas, pode impactar em como ajudar alguém com dependência química. Quando a mudança comportamental é muito incisiva, a família pode não saber como ajudar.

Por isso, com essa matéria do Ache Aqui Clínicas de Reabilitação você pode entender o que é a doença da dependência química, e como proceder na facilitação do recurso terapêutico. Continue a leitura!

O que é a doença da dependência química?

A doença da dependência química é um transtorno biopsicossocial onde há um uso compulsivo, obsessivo e sem controle de uma substância de modo que somatizam prejuízos em todas as esferas de vida desse indivíduo.

A dependência química pode afetar a saúde física mental, causar prejuízos no âmbito familiar e empregatício, levar a pessoa a desenvolver outras comorbidades, e ao longo pode limitar indefinidamente a pessoa ao longo do tempo.

Quais são os sintomas de dependência química?

Entre outros efeitos, a dependência de drogas pode causar um conjunto de fenômenos cognitivos, fisiológicos e comportamentais que se manifestam depois do período de consumo de determinada droga.

Se você está desconfiado que alguém que você ama está usando droga, atente-se a algum desses sinais que pessoa pode apresentar:

Vontade de usar descontrolada

A maioria dos usuários de drogas sentem a famosa fissura, que nada mais é que um desejo, uma vontade descontrolada de fazer o uso daquela substância. Assim, essas pessoas podem ter alterações do comportamento visíveis quando não têm a substância em mãos.

Aumento da tolerância

Conforme a droga vai sendo introduzida no organismo, o corpo vai desenvolvendo uma tolerância natural. O que faz com que a pessoa tenha que aumentar as doses progressivamente.

Crises de abstinência

Se com a droga é bom, sem a droga é ruim! Ficar sem a substância pode gerar crises de abstinência onde há irritabilidade, insônia, agressividade ou até mesmo depressão.

Alterações do comportamento

O humor da pessoa pode oscilar repentinamente, à medida que o vício fica mais forte a pessoa pode ficar depressiva, eufórica, sentir desânimo, impaciência, frustração, desinteresse, irritabilidade e agressividade

Isolamento social e abandono de atividades cotidianas

Droga ainda é um tabu social, ou seja, quanto mais se usa mais há o isolamento social. Por mais que muitos façam o uso em grupos , quando a pessoa se torna dependente químico, é comum isolar-se para fazer o uso em quantidades maiores visando potencializar o prazer.

Descontrole financeiro

Quem tem o foco na droga, perde o foco na vida! Então o indivíduo direciona todos os recursos disponíveis para a compra da substância. Muitos deixam de pagar as contas básicas de casa para continuar usando, o que leva a pessoa a ter prejuízos financeiros extremos.

Negligência consigo mesmo

Os cuidados, a higiene, a saúde e consequentemente a aparência do indivíduo ficam em segundo plano. Fazendo com que fique nítido para quem olha de fora que a pessoa não está bem!

Como ajudar alguém com dependência química?

Como ajudar uma pessoa com dependência química pode ser extremamente difícil quando não há abertura para realizar o procedimento. Mas se você seguir os passos do Ache Aqui Clínicas pode ter sucesso no apoio ao dependente e consequentemente, no tratamento.

Faça uma Intervenção

Realizar uma intervenção é importante para poder demonstrar interesse, afeto e carinho para com a pessoa. Quando você toma essa atitude, estará demonstrando para o usuário que há algo de errado e que é necessário cuidados imediatos.

Leve a pessoa ao médico

Levar a pessoa ao médico é o segundo passo, não tem como tratar alguém sem um laudo e orientações de um profissional da saúde. Então leve o paciente ao médico e siga à risca as instruções.

Monitore o tratamento medicamentoso

Quando a pessoa vai ao médico e começa a tomar remédios, é comum que o paciente fique com um comportamento diferente por conta da medicação. Conforme o recurso terapêutico vai estabilizando o humor do paciente, é comum que haja melhora.

Mas se o paciente voltar a ter aqueles mesmos comportamentos enquanto usava, atente-se! Pode ser um sinal que ele está programando uma recaída ou que já esteja recaído.

Paciente com recaídas: saiba o que fazer!

Se o paciente está recaído é porque tem alguma coisa de errado no tratamento. A pessoa pode não estar apresentando uma evolução significativa, seja por conta da medicação não surtir efeito ou devido a falta de um recurso psicológico melhor.

Assim, caso o paciente esteja tomando a medicação e ainda usando droga, o que é um risco perigoso para sua saúde, saiba como proceder e viabilizar tratamento emergencial em clínicas de recuperação.

Promova a internação

Promova a internação desse paciente em unidades credenciadas. Escolher uma clínica pode ajudar você a prover um tratamento eficiente para quem está com problemas crônicos com drogas.

Por isso, converse com a pessoa e visite algumas de nossas unidades conveniadas para uma melhor abordagem terapêutica.

Ache Aqui Clínicas

Ache Aqui Clínicas é um site especializado em direcionamento de clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólicos. Nossa especialidade é indicar as melhores clínicas do Brasil, facilitando o contato entre a família do dependente a uma clínica de credibilidade.

Se você possuir dúvidas, também poderá entrar em contato conosco, asseguramos confiança e segurança no manuseio de suas informações. Ache Clínicas preocupa-se com nossos pacientes para encontrar sua qualidade de vida.