O termo “clínica de recuperação para drogados” pode soar mal para algumas pessoas que não sabem exatamente o que significa e ocasionar certa discriminação.

Pessoas que fazem uso excessivo das drogas acabam sendo taxadas pela sociedade em geral como marginais ou pessoas de má índole, mau caráter.

E é claro que existem pessoas assim entre os usuários de drogas, mas nem todos. Há tipos de usuários de drogas que são doentes, ou seja, dependentes químicos.

São pessoas que não conseguem mais controlar o consumo de drogas e se tornaram escravas do vício.

Outro tipo de preconceito que o termo “clínica de recuperação para drogados” causa em algumas pessoas é sobre a clínica em si.

Que é um local ruim, onde os internos são mal tratados, forçados a fazer o que não querem. Mas não é bem assim.

Essas duas más impressões se dão muito pelo o que é mostrado em filmes, novelas ou séries de TV. Principalmente a última má impressão que falamos, sobre a reputação da clínica de recuperação.

É comum vermos nos filmes e séries ou novelas a clínica de recuperação para drogados como um lugar ruim, como um castigo. Obviamente há produções que mostram o contrário, mas têm menos destaque.

E mesmo as que mostram a clínica de reabilitação como um lugar bom, mostra também pessoas que têm uma visão errada sobre ela, o que retrata bem a realidade. No mundo da arte, é mais comum ainda ver o dependente químico como escória, assimilado a pessoas ruins como criminosos, por exemplo.

O que a clínica de reabilitação realmente significa?

A clínica de recuperação para drogados representa um local de cura e de renovação. Ela representa o que seu nome sugere: recuperação, reabilitação.

Nela, o dependente químico vai para recuperar sua vida. A que ele ou ela desfrutava antes de se tornar escravo do vício, do consumo descontrolado de drogas.

É comum usar o termo clínica de recuperação para drogados, mas se analisarmos bem, esse termo (drogado) é um pouco pejorativo, que diminui o dependente químico, dependendo da interpretação de quem lê ou ouve. O mais correto é dizer dependente químico.

Nós usamos “clínica de recuperação para drogados” neste artigo pois sabemos que é um termo mais comum entre a maioria das pessoas. Mas jamais usamos com a intenção de menosprezar o dependente químico.

Na clínica de recuperação para drogados existem vários profissionais qualificados para atender cada tipo de situação.

A dependência química é uma doença complexa e, além de profissionais qualificados, precisa também de um local adequado que seja tranquilo, seguro e confortável para que o paciente seja tratado da melhor maneira possível e sua recuperação seja eficaz.

Além do tratamento médico, o dependente químico também recebe um tratamento terapêutico que inclui atividades recreativas individuais e em grupo.

Clínica de recuperação para dependentes químicos é um local onde o dependente químico e/ou alcoólatra fica internado para tratar a doença.

Sim, dependência química e dependência alcoólica (alcoolismo) são doenças crônicas que possuem tratamento e esse tratamento deve ser realizado na clínica de recuperação.

O que pode levar para a clínica de recuperação

O que pode levar para a clínica de recuperação

Essa é uma das questões mais comuns para as famílias dos dependentes químicos que irão ser internados na clínica de reabilitação.

Sobre os itens que podem ser levados para a clínica de recuperação para drogados, os indicados são os que fazem parte do enxoval do paciente como roupas de cama, roupas em geral e produtos de higiene pessoal. Segue alguns exemplos desses produtos:

  • Travesseiro

  • Fronhas

  • Toalhas de rosto e de banho

  • Cobertor

  • Blusas de frio

  • Camisetas

  • Calças

  • Bermudas

  • Peças íntimas

  • Calçados como tênis e chinelos

  • Absorventes

  • Barbeador

  • Sabonetes

  • Desodorante roll-on sem álcool

  • Escova de dente

  • Creme dental

  • Fio dental

  • Shampoo

Basicamente o paciente deve levar objetos, considerando a ideia que a clínica será sua residência temporária. Porém certas regras devem ser seguidas pela segurança e bem-estar de todos e alguns objetos não podem entrar na clínica.

Uma ótima opção também é levar livros para a clínica de recuperação, pois ajudam muito na reabilitação do paciente, na questão de melhorar a concentração, redução do estresse, capacidade de memorização e expansão do conhecimento.

O que NÃO pode levar para a clínica de recuperação

Objetos que contenham álcool como perfumes e desodorantes geralmente não são permitidos nas clínicas de recuperação.

Quando falamos de objetos que não podem entrar na clínica de recuperação para drogados, além disso depender de clínica para clínica, de onde ela se localiza, qual sua estrutura, outro fator que é levado em consideração é a situação que cada paciente se encontra, no sentido da dependência química.

Por exemplo, uma dúvida bem comum é se um paciente pode levar aparelho de celular ou outro dispositivo com acesso à internet. Em certos casos o paciente pode levar, mas possui restrições de uso. Em outros casos, não pode, principalmente se seu estado mental estiver muito abalado.

O que acontece é que o paciente pode danificar seu aparelho, até mesmo se ferir, e a clínica ser responsabilizada pela família do dependente químico.

Falando sobre os medicamentos, geralmente o paciente pode levar remédios analgésicos e anti-inflamatórios. Remédios de uso contínuo como os para hipertensão e diabetes são liberados com receita médica e de preferência devem entrar na clínica fechados, sem ter sido abertos antes.

Esses são alguns exemplos de itens que podem e que não podem entrar na clínica de recuperação para drogados. Mas o ideal mesmo é sempre esclarecer com cada unidade onde será internado para que não haja nenhuma dúvida.

O Ache Aqui Clínicas possui parceria com diversas clínicas de recuperação presentes em praticamente todo o território nacional.

Ao entrar em contato conosco, nós iremos indicar uma clínica de reabilitação mais próxima e também informaremos tudo o que for necessário para o paciente e sua família. Além, é claro, de responder qualquer dúvida que possa surgir.

Estamos ansiosos para poder ajudar você e sua família!

Deixe seu comentário