Quando uma família sofre com a dependência química ou alcoolismo, uma dúvida bem comum é saber se uma clínica de recuperação é confiável.

Escolher uma clínica de recuperação é algo que deve ser feito com cautela. Fazer uma escolha sem uma prévia avaliação, é um risco desnecessário, pois estamos falando da saúde de uma pessoa, de uma vida.

Não é como comprar uma mercadoria e, se não gostar, devolver.

A dependência química é uma doença muito complexa e requer os melhores profissionais e a melhor estrutura por parte de uma clínica de recuperação.

Imagine se você precisasse passar por um processo cirúrgico e pudesse escolher qual o profissional faria a cirurgia. Com certeza você iria escolher um médico confiável, experiente. O mesmo ocorre com uma clínica de recuperação.

Neste artigo, o Ache Aqui Clínicas tem o objetivo de mostrar a você quais os principais aspectos relacionados à confiabilidade de uma clínica de recuperação.

O que é uma clínica de recuperação?

Uma clínica de recuperação para dependentes químicos é um local onde essas pessoas recebem tratamento especializado com acompanhamento profissional. Principalmente acompanhamento médico e psicológico.

É importante deixar bem claro o que é uma clínica de recuperação para dependentes químicos, pois ainda existe muita desinformação, especulação sobre o que elas são e qual a sua principal função.

Ainda hoje existem pessoas que assimilam as clínicas de reabilitação com prisões ou locais de “castigo”. E não é nada disso. Na verdade, é bem o contrário. A clínica de recuperação é um lugar de libertação de um dos maiores males que uma pessoa pode enfrentar que é a dependência química/alcoólica.

De uma forma geral, sem contar com os casos isolados e raras exceções, essas clínicas possuem espaços agradáveis de convivência que servem, justamente, com o objetivo de proporcionar um bom ambiente para recuperação do dependente.

Portanto, uma clínica de recuperação tem o objetivo geral de promover o auxílio para o dependente químico, de modo que ele possa receber toda a ajuda que precisa e, desse modo, voltar a ter uma vida plenamente normal.

Certo, agora sabemos bem o que é uma clínica de recuperação. Mas como saber se uma clínica de recuperação é confiável?

Existem diversos parâmetros que podem ser avaliados, de modo a se chegar a um entendimento sobre ela ser confiável ou não.

Veremos, logo a seguir, quais são esses parâmetros.

O que devo analisar para saber se uma clínica de recuperação é confiável?

Cada programa relacionado ao tratamento de dependente químico, obviamente, varia de acordo com o tipo ou o grau da doença, e a necessidade de cada paciente.

Porém, há alguns fatores em geral que podem ser observados e avaliados em relação à confiabilidade de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos. Veja quais são eles:

Licenciamento para a clínica atuar

Uma das primeiras coisas que deve ser levadas em consideração para saber se uma clínica de recuperação é confiável, é se ela possui licenciamento para atuar.

Não há a possibilidade de confiar em uma clínica que não possui licença nem credenciamento de atuação para a reabilitação de dependentes químicos.

Como cada estado possui suas próprias diretrizes para licenciar e credenciar clínicas desse tipo, é preciso fazer uma consulta junto ao governo estadual onde a instituição de reabilitação atua. Também é interessante consultar a prefeitura municipal.

Busque por referências sobre a credibilidade da clínica

Depois de verificar se a clínica de recuperação é licenciada e credenciada, o próximo passo é buscar por referências sobre sua credibilidade.

Se você conhece pessoas próximas que já passaram ou tiveram familiares que fizeram tratamento na clínica em questão, pode pedir a opinião deles.

Além disso, você pode verificar as avaliações sobre a clínica na internet, o que é essencial para saber qual a opinião geral sobre o estabelecimento.

Essa pesquisa é muito importante para saber se a clínica cumpre realmente com o que promete, bem como se trata de forma humanizada seus pacientes.

Isso irá impedir, por exemplo, que você acabe optando por um local onde os dependentes químicos não sejam bem tratados, o que pode trazer ainda mais problemas, tanto para o dependente, quanto para a família.

Saiba quais são os protocolos e os métodos de tratamento

O próximo passo para saber se uma clínica de recuperação é confiável, é compreender quais são os protocolos e os métodos de tratamento.

Cada clínica possui seus próprios protocolos e métodos para tratar os dependentes químicos. Portanto, é preciso que você saiba quais são os oferecidos pela clínica em que irá fazer a internação do paciente.

Porém, de um modo geral, há uma similaridade nas formas de tratamento, como é o caso da desintoxicação, do acompanhamento terapêutico e do aconselhamento do dependente químico.

Além disso, elas não permitem, no caso de internação voluntária, que o paciente abandone o local por vontade própria. Claro que o interno não é obrigado a ficar, mas interromper o tratamento sem consentimento dos profissionais da clínica, além de inconsequente, é muito perigoso.

O que pode ser diferente nas clínicas de recuperação são as formas como o aconselhamento irá ocorrer, como no caso dos grupos coletivos, bem como a terapia individualizada.

Há locais que oferecem também um plano individualizado de alimentação, bem com formas de atividades para os pacientes, como prática de atividades físicas, e também exercícios mentais, como meditação e a ioga, por exemplo.

Neste caso, é preciso conhecer bem sobre qual o protocolo geral e os métodos de tratamento que a clínica que pretende escolher utiliza.

Só dessa forma é que você poderá saber se uma clínica de recuperação é confiável e se vale a pena fazer a internação do dependente químico naquele local.

Ache Aqui Clínicas

Se você está procurando por uma clínica de recuperação que seja confiável, oferecendo os melhores métodos de tratamento para os dependentes químicos, nós do Ache Aqui Clínicas podemos te ajudar!

Possuímos parcerias com clínicas que contam com profissionais capacitados, que realizam um tratamento totalmente humanizado dos pacientes.

Dessa forma você poderá ter a certeza de que em caso de internação voluntária ou involuntária, o dependente químico estará recebendo o melhor tratamento possível.

Se ainda restou alguma dúvida que você gostaria de esclarecer, entre em contato conosco. Nós iremos te ajudar a esclarecê-las e também a encontrar uma excelente clínica de recuperação para dependentes químicos que, sem dúvidas, irá te ajudar no combate à dependência química.

Deixe seu comentário