O vício, independentemente de em qual substância seja, é muito perigoso e problemático, causando sérios danos colaterais para as pessoas. O vício em drogas, por exemplo, é um dos mais simbólicos e marcantes, podendo haver impacto das drogas e saúde bucal.

Além do vício, as drogas podem causar uma série de problemas à saúde, tanto física e mental, como bucal.

Nesse sentido, falaremos tudo sobre a relação entre as drogas e saúde bucal no artigo a seguir.

Por que elas viciam?

Muitas pessoas acreditam que não se viciarão quando começam a usar drogas, acreditando que sobre eles, os efeitos serão menores. Porém, é exatamente isso que torna o uso de drogas ainda mais perigoso.

Existem drogas legais e ilegais, ou seja, algumas são vendidas nos mercados, farmacias e outros estabelecimentos, enquanto outras só são comercializadas de forma ilegal. Entretanto, o efeito viciante é o mesmo.

As drogas causam dependência, ou seja, os usuários sentem a necessidade de utilizá-las a qualquer custo por conta de algumas substâncias presentes nesses produtos, como a nicotina no cigarro, ou mesmo a sensação causada no corpo e mente.

Assim, quando não conseguem, as pessoas sentem um efeito de abstinência, que pode ser bastante perturbador.

Efeitos negativos para a saúde bucal

Além de serem componentes viciantes, as drogas também podem causar sérios problemas para a saúde física e para a saúde bucal.

Uma boa parte das drogas, sejam ilegais ou legais, são utilizadas por contato direto com a boca, seja por ingestão ou pelo ato de fumar.

Além desses, também existem as drogas que são utilizadas de outras maneiras, por inalação ou injeção, por exemplo.

Antes de falar dos riscos que as drogas causam para a saúde bucal, listamos as drogas mais comum e de maior índice de uso, demandando atenção:

  • Cigarro;

  • Bebidas alcoólicas;

  • Remédios variados;

  • Maconha;

  • Cocaína.

Cada uma dessas drogas tem um efeito particular, mas todas elas podem impactar na saúde bucal.

O cigarro, por exemplo, é potencialmente a mais perigosa para a saúde dos dentes, causando inúmeros problemas, como danificando a coloração dentária, sendo necessário que os usuários realizem clareamento dental para recuperar a coloração original.

No entanto, é preciso que outras medidas sejam conciliadas ao clareamento, pois o amarelamento causado pelo cigarro é constante prejudicando o tratamento e interferindo na sua realização de modo regular – que, inclusive, pode não ser indicado.

Além de prejudicar a branquitude dos dentes, as drogas podem apodrecer os dentes e causar outras doenças.

Tratamentos odontológicos

Como foi dito, as drogas podem causar diversos problemas para a boca e para os dentes.

Nesse sentido, muitas vezes é necessário que os usuários realizem tratamentos para conter os danos causados pelo uso desses componentes.

Entre os danos causados, as drogas podem afetar a estrutura dental.

Nesses casos, o uso de aparelho ortodôntico é um tratamento muito recomendado pelos especialistas odontológicos, muito por conta da eficiência e qualidade que os aparelhos costumam ter.

Isso, principalmente, quando a dentição já apresenta problemas como apinhamento e, após o controle do vício, o paciente deseje recuperar a cavidade oral e a autoestima que pode ser prejudicada pela perda, amarelamento ou alinhamento dental.

Além de serem eficazes, o uso desses objetos são soluções importantes p joor conta dos custos, que costumam ser acessíveis, principalmente comparado a outros tratamentos.

Dessa maneira, o uso de um aparelho dentario pode ser uma das soluções mais interessantes para resolver esse tipo de problema por conta do uso excessivo de drogas.

Uma outra opção mais nova e tecnológica, que está sendo utilizada cada vez mais para tratamentos dentários, é a aplicação da lente.

Isso ocorre muito por conta dos seus benefícios, como a possibilidade de aplicar a lente de contato dental em apenas um dente – que esteja precisando de maiores cuidados.

Esse é um elemento que age na reestruturação de dentes que sofreram com problemas estruturais ao longo do tempo, por exemplo, pelo uso de drogas de forma desenfreada.

Como dissemos, as drogas podem afetar diretamente a qualidade da armação dos dentes.

Por fim, as drogas podem causar danos irrecuperáveis aos dentes, principalmente quando não há o devido acompanhamento e os usuários não realizam os cuidados necessários para melhorar a qualidade dos dentes.

Quando chegam nessa situação, em que não existe mais solução para recuperar a qualidade dos dentes e eles apodrecem e caem, existe a possibilidade de aplicar um implante dentário.

Esses são tratamentos que trabalham para trazer de volta o sorriso das pessoas, utilizando próteses que são encaixadas com as estruturas metálicas dos implantes.

Além disso, é sempre importante evitar que a saúde bucal chegue a esse ponto. Por isso, em nenhuma situação o uso de drogas, sejam lícitas ou ilícitas, deve ser incentivado.

Pelo contrário, é fundamental que as pessoas tenham consciência dos problemas que as drogas podem causar para a saúde física, mental e bucal, servindo como uma ajuda para evitar que elas entrem nesse meio.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Deixe seu comentário