Nosso padrão comportamental está relacionado a um conjunto de fatores. Na terapia cognitivo comportamental é possível identificar o que as drogas causam no cérebro. Alguns danos podem ser irreversíveis, ao ponto da pessoa somatizar prejuízos ao longo da vida e não conseguir reverter a situação.

Porém, com um tratamento adequado para a dependência química no Grupo Braços Abertos e no Ache Aqui Clínicas é possível mudar e até mesmo amenizar essa situação. Com profissionais especializados em adição, o paciente alcoolista e dependente químico tem uma nova chance na vida.

Tudo é questão de química cerebral!

Mente sã, corpo são” essa é uma das frases mais populares e que ao mesmo tempo dizem muito sobre como a importância de se ter uma mente saudável e como isto implica na nossa saúde física. O cérebro é responsável pelos comandos em nosso organismo e pelo correto funcionamento dele, e alterar sua química pode resultar em prejuízos.

Estimular o cérebro, em especial o sistema de recompensa do cérebro com drogas, pode afetar o correto funcionamento do órgão além do desenvolvimento da dependência química como doença. Uma vez utilizando do estímulo externo para sentir prazer em conjunto com a tolerância do nosso organismo, incitar o vício e consequentemente adição.

Quando uma pessoa se torna dependente químico da substância escolhida, e não realiza o tratamento adequado, provavelmente irá colher os prejuízos na vida pessoal, profissional e familiar. Com a necessidade constante de ativar o prazer no SNC (Sistema Nervoso Central) a pessoa sofre de uma alteração do comportamento, que reflete em todas as esferas da sua vida, prejudicando-as.

Como funciona o cérebro de um dependente químico?

O que as drogas causam no cérebro estão diretamente associadas ao prazer e ao sistema de recompensa, localizado no córtex pré-frontal. Quando a substância entra, os níveis dos hormônios do prazer como a dopamina e serotonina se elevam, e o usuário potencializa a manutenção do prazer com mais droga.

Assim se instala um ciclo de uso sem fim, onde ficar sem a droga é praticamente impossível, mesmo que o dependente químico queira deixar de usar. Com a falta da substância o usuário começa a sentir o mal estar psíquico e físico, alterando o seu comportamento, deixando a pessoa mais irritável, impaciente, ansiosa ou até mesmo depressiva.

Comportamentos do usuário de droga

Os comportamentos do usuário de drogas, ou adictos, estão associados à questão da próxima dose. Ficar sem a substância pode deixar a pessoa irritada, com os níveis de ansiedade elevados, ou até mesmo depressiva cronicamente. Assim, o adicto começa a articular, manipular, mentir para conseguir um meio de consumir a droga de escolha.

Ao conseguir saciar a sua vontade, por algumas horas ou até dias, o usuário se sente bem, realizado com o consumo compulsivo, obsessivo e sem controle, mesmo que isso seja prejudicial. Após o uso, em abstinência, a pessoa começa a sentir novamente o mal estar físico e psíquico de não estar fazendo o uso, e esses sintomas é o cérebro quem cria já que o órgão precisa do estímulo externo para liberar os hormônios do prazer no córtex pré-frontal.

O que é terapia cognitivo comportamental?

A TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) é uma abordagem da terapia baseada na combinação de alguns conceitos de modo a compreender a forma como o ser humano interpreta acontecimentos e como estes nos afetam. Como a pessoa vê, sente ou pensa com relação à uma situação, desconforto, dor, incômodo, tristeza e outras sensações negativas.

Uma abordagem bem específica e direta, além de ser extremamente clara. Trata de diversos transtornos mentais de forma concisa e eficiente. O objetivo dessa abordagem é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças, hábitos que dão origem a problemas, indicando técnicas de alterar essas percepções de modo a ressignificar o pensamento, o sentimento e a atitude. Podendo melhorar a vida da pessoa de modo a colher resultados positivos.

Pensar, sentir e agir

A tríade do pensar, sentir e agir estão correlacionados no triângulo mágico da criação levando em consideração que um pensamento leva a uma sensação que influencia em uma atitude e posteriormente, em resultados. “Sentimentos nebulosos como mágoa ou paixões desenfreadas podem confundir a razão e a visão da realidade de modo momentâneo e, caso não tratado o paciente, de maneira efetiva.” João Sérgio P. Silva.

No portal Central da Psicologia, salienta que psicólogos e pacientes trabalham ao longo dos atendimentos a identificação das crenças dos pensamentos que interferem de maneira significativa na vida da pessoa, compreendendo as emoções e as atitudes. Quando o assunto é a dependência química na vida de alguém, o objetivo é identificar os gatilhos que norteiam o uso da droga para posteriormente começar a transformação do pensamento.

Como se reabilitar da dependência química

Como se reabilitar da dependência química envolve um conjunto de tratamentos para maximizar os resultados em diversas partes do processo. Entender o que as drogas causam no cérebro e consequentemente as dores do paciente, são um forma de começar o tratamento psicológico do mesmo, lembrando que para tratar a dependência química e o alcoolismo, existem diversos pilares da reabilitação que incitam o procedimento, veja eles:

Tratamento medicamentoso

Tratamento medicamentoso é uma forma de prover terapia, já que na ausência da droga o humor do paciente e os níveis de ansiedade se alteram. Tratar com medicamentos é uma forma de amenizar o quadro e viabilizar a reabilitação.

Tratamento psicológico

O tratamento psicológico faz com que a pessoa veja os gatilhos, os lugares, pessoas e hábitos que remetem ao uso. Uma vez entendendo essa questão e incitando o paciente a se distanciar do que lhe faz mal, pode aumentar a eficácia do tratamento.

Acompanhamento médico

Visitar regularmente o médico psiquiatra é importante para tratar da dependência química. Com o tempo, a mesma medicação pode não surtir efeito, porque há um processo de tolerância no nosso organismo. Assim, passar regularmente com esse profissional é um meio de acompanhar o recurso medicamentoso como um todo.

Espiritualidade

A espiritualidade é uma forma de conduzir a fé da pessoa. Transcender as barreiras palpáveis e acreditar em algo, é uma forma de viabilizar recursos terapêuticos de modo adequado.

Grupos de apoio

Os grupos de apoio também são um meio de entender o que as drogas causam no cérebro. Já que dialogar com pessoas que têm, ou tiveram, o mesmo padrão comportamental e que sofreram com experiências parecidas além de estarem em reabilitação, é uma forma de aprender com o outro.

Ache Aqui Clínicas e Grupo Braços Abertos no tratamento para adição

O Ache Aqui Clínicas em Conjunto com o Grupo Braços Abertos são plataformas confiáveis no encaminhamento e direcionamento de pacientes para unidades de tratamento. Todas as nossas unidades contam com: nutricionistas, médicos conveniados, psicólogos e enfermeiros. Assim, o tratamento para dependência química acontece como um todo em todas as esferas. Promova tratamento para quem você ama, entre em contato com um de nossos agentes e cuide da dependência química ou alcoolismo.