Falar sobre doenças de cunho mental é um dos assuntos que mais tratamos em nosso Blog aqui no Ache Aqui Clínicas e ao mesmo tempo desenvolvemos esse artigo falando de clínica de recuperação para esquizofrênico e suas disponibilidades em todo o Brasil. Normalmente quando falamos da dependência química, sempre trazemos aos nossos leitores, a necessidade de compreensão e entendimento de que a dependência química é uma doença.

Além de ser uma doença, é uma enfermidade caracterizada por ser um dos problemas de saúde pública mais grave do século atual. Justamente porque apesar de atingir uma pessoa em questão, outras pessoas se tornam passivas da doença, caracterizada por criar uma relação de codependência nas partes envolvidas.

Essa codependência influencia demais na quesito de tomar uma atitude para com o dependente. Seja por extremo excesso de cuidado, por falta do mesmo acarretando como consequência a inabilidade de compreensão sobre a doença. Posto isso, esse artigo, tem como intuito avaliar e dar uma boa notícia aos nossos leitores. Existem sim, dentro de algumas instituições que cuidam de dependentes químicos – sejam eles cruzados ou não – há a possibilidade de cuidados para com pacientes que possuem outras comorbidades.

Comorbidades são doenças ou desenvolvimento de doenças em decorrência de outras doenças ou quando duas ou mais doenças estão correlacionadas entre si. Pode soar meio estranho o entendimento disso, mas exemplificando: Uma pessoa que já é adicta e têm o costume de uso recorrente de cocaína, pode por exemplo em decorrência desse uso abusivo, desenvolver outras doença mentais como TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) ou TAB (Transtorno Afetivo Bipolar).

Infelizmente, quando há uma comorbidade envolvida no processo, o procedimento que envolve o tratamento do paciente também necessita de adaptações. Desta forma, o mesmo tipo de tratamento não se aplica à todos. A instituição necessita de um aparato especial ou de uma equipe técnica mais especializada e é aqui que nossa AcheAqui equipe entra. Nós estamos antenados nesse processo e compreendemos que existem instituições que podem ofertar esse tratamento. E como uma ponte entre família e instituição, nós atuamos.

As Drogas e suas Comorbidades

As Drogas e suas Comorbidades

A pessoa que sofre da dependência química, não consegue entender o quão sujeito à doenças crônicas de cunho mental organismo dela podes se vulnerabilizar. Sendo assim, muitas das pessoas que utilizam de substâncias psicoativas independente de licitude de uma maneira muito recorrente e abusiva, podem desenvolver comorbidades graves e até mesmo letais em decorrência do uso. Entretanto, vamos salientar nesse artigo os dois maiores vilões das doenças mentais em decorrência do uso. O transtorno afetivo bipolar e a esquizofrenia.

O Transtorno Afetivo Bipolar

O transtorno afetivo bipolar é um tipo de transtorno que afeta o humor da pessoa em diferentes níveis e situações cotidianas. Essas alterações consistem em aumento de energia e elevação do humor em máxima atividade (mania) e em outras ocasiões a baixa hormonal e de humor, caracterizada pela depressão. A maioria de usuários de cocaína e crack – justamente porque as substâncias atuam nas mesmas partes do cérebro – acabam por desenvolver episódios de TAB durante o uso, e em casos mais graves e de uso muito abusivo durante um longo período, como comorbidade pro resto da vida.

A Esquizofrenia


A esquizofrenia é uma das doenças de cunho mentais mais difícil de diagnosticar e consequentemente de tratamento. É uma das doenças mais marginalizadas e vista com maus olhos por muitas pessoas desinformadas. Segundo um artigo da revista VEJA “É considerada um distúrbio da mente dividida, em que nos casos de surtos, os delírios assumem a veracidade do mundo real. Ela é uma doença que afeta em média 1% da população mundial e no Brasil, atinge em média 2 milhĩoes de brasileiros.” Em casos de estresse por drogas, onde o uso abusivo da substância acontece com reincidência, o desenvolvimento de episódios esquizofrênicos por pessoas que utilizam álcool e maconha acaba sendo superior em relação à outras drogas.

O Tratamento

O tratamento em clínica de recuperação para esquizofrênico é um tratamento que consiste – na maioria das comunidades terapêuticas – em um assistencialismo maior para o paciente que sofre desse distúrbio, além de um tratamento medicamentoso. Sendo assim, o tratamento segue diferenciado e com um assistencialismo maior. E é justamente aí que nós da equipe AcheAqui Clínicas atuamos. Nós sabemos as unidades que detêm esse tipo de assistencialismo preciso e fazemos a ponte entre famílias que precisam de cuidados extras para seu familiar dependente químico. Além do mais, esse cuidado e assistência 24hrs por parte da instituição, faz com que a família ao institucionalizar o dependente, tenha um descanso significativo.

Nossos Cuidados e Seu Descanso

Nossos Cuidados e Seu Descanso

Ter uma pessoa que além de sofrer da dependência química, possui uma afinidade esquizofrênica ou desenvolve a esquizofrenia como comorbidade não é fácil. Lidar com uma pessoa que fica fora da realidade pode ser perigoso tanto pra pessoa que está nessa situação, quanto para a família que cuida da pessoa passiva da doença. Como é uma doença que envolve a realidade e a deturpação da mesma, deve-se manter uma distância física e emocional segura para que a integridade física de quem cuida não seja atingida.

Portanto, realizar o procedimento de internação dessas pessoas portadoras da esquizofrenia como comorbidade em clínicas, é um meio de tratar a ambas as doenças – tanto a dependência química quanto a esquizofrenia – de maneira mais efetiva e eficaz. Além do mais, para a família, é um descanso. Em casos extremos, há a necessidade de um assistencialismo tão grande para com o ente querido que existe a possibilidade de judicialmente, a pessoa portadora, ser considerada incapaz e viver aos cuidados de uma instituição.

Portanto queridos leitores, sejam vocês dependentes químicos que buscam ajuda através de nosso BLOG ou familiares dos mesmos que buscam conhecimento, entendam que as instituições são de grande valia não apenas para tratamento, mas como apoio. Hospitais Psiquiátricos e clínicas de Recuperação para esquizofrênico – sendo CT’s ou não – estão mais que enraizadas nessa área da psicologia e do tratamento desse tipo de comorbidades. Além do mais, para famílias que necessitam de um descanso maior e um assistencialismo preciso, nós temos à instituição exata para vocês.

Deixe seu comentário