Quando se tratam de campanhas criadas com o intuito de conscientização da população sobre a temática de assuntos que prioritários, podemos considerar que Setembro Amarelo é uma das mais importantes campanhas. O mês de Setembro é um mês especial, justamente por abordar uma temática muito polêmica que está mais que ligada à saúde mental e instituições que tratem de dessa área.

Setembro é mês mais que amarelo. É um mês muito importante no calendário da saúde brasileira. É mês de combate e prevenção ao suicídio. Mas mais que amarelo, Setembro é o mês da celebração da vida. Da mudança do pensamento, de cuidado consigo mesmo. É o mês em que o sopro de luz para quem não enxergava nada e viva no escuro, guie os caminhos e mostre para milhares de pessoas o quão a vida é bela, mesmo dentro das dificuldades. E nós, do AcheAqui Clínicas juntamente com Clínicas Restituindo sonhos nesta parceria, viemos convidá-los a saber um pouco mais de uma campanha belíssima que é 100% brasileira. E que têm como intuito resgatar e tratar pessoas que sofrem de diversos transtornos mentais e que são grupos de risco para si mesmas.

A Campanha

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) juntamente com outros órgãos como o Conselho Federal de Medicina (CFM); organizaram durante vários anos a proposta da implantação de uma cartilha nacional onde consideravam que o dia 10 de setembro, mundialmente mas especialmente no Brasil; seria considerado o dia mundial de prevenção ao suicídio. Sendo assim, não apenas no dia 10 do mês de Setembro, mas o mês todo é muito importante para que se fortaleça a campanha nacional com o intuito de conscientizar a importância da prevenção ao suicídio.

Conforme o próprio site da campanha Setembro Amarelo, são registrados anualmente em média 12 mil suicídios no Brasil, e em torno de 1 milhão no globo. O que pode-se afirmar que, mais que importante que relatar esses dados e divulgá-los, é o entendimento e compreensão sobre o porquê dessas taxas de suicídio se apresentarem. Entender com afinco o que está por trás do suicídio.

  • Dados Alarmantes
    O que leva alguém a realizar um ato que tantos julgam como covardia e como fuga. O que está por trás disso tudo? Normalmente, como na própria cartilha do site está descrito que 96,8% desses suicídios estão relacionados à transtornos mentais sendo eles: A depressão liderando o ranking, o transtorno de bipolaridade e por fim o uso abusivo de substâncias.

Com todos esses dados vale ressaltar que; o intuito da campanha não era apenas abaixar o números desses dados. Mas sim, tratar de pessoas que sofriam com esses transtornos e como resultado desse tratamento e desse cuidado, baixar esses números de suicídios. Sendo assim, a melhor forma seria a conscientização da população sobre os problemas que os transtornos da mente causam na sociedade e quais são seus resultados para quem sofre deles.

O Movimento

A campanha do Setembro Amarelo foi lançada oficialmente em 2015, no mês de setembro. Sendo assim, com o passar de um ano, o movimento da campanha se direcionou à todo o brasil em 2016. Consequentemente em Setembro de 2016, o país ficou Amarelo. Com espaços destinados para a imprensa e com diversas parcerias firmadas. Além do mais a campanha conseguiu iluminar diversos monumentos históricos do Brasil. Sendo um deles e consequentemente o mais famoso, o Cristo Redentor. Frisando ainda mais a conscientização da prevenção e combate ao suicídio.

  1. A CVV
    O Centro de Valorização da Vida é uma organização sem fins lucrativos e uma associação civil, filantrópica reconhecida como utilidade pública federal desde o ano de 1973. Sendo assim com o intuito de prestar serviço voluntário, gratuito, de apoio emocional e preventivo ao suicídio. Portanto, qualquer pessoa que queira conversar ou que precise de uma palavra amiga, o CVV pode realizar um atendimento sob total sigilo e anonimato.

  2. 188 – Salvando Vidas
    O número 188 começou a funcionar no Rio Grande do Sul e posteriormente em Setembro de 2017 expandiu-se em todo território nacional. Desta maneira, o Centro de Valorização da Vida em atendimento telefônico 188, realiza-o de forma gratuita 24hrs – 7 dias por semana. Caso a pessoa necessite de um atendimento presencial, ela pode entrar em www.cvv.org.br e verificar quais dos 120 postos estão disponíveis. Ao mesmo tempo existe o chat no próprio portal do site.

À vista disso, no mês de Setembro são difundidas em todas as áreas da saúde a importância da conscientização da campanha. Hospitais públicos, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, Ambulatórios Públicos, Ambulatórios de Saúde Mental, SAMU, Polícia Civil e Militar, Vigilância Epidemiológica e Comitê de Prevenção ao Suicídio apoiam e estão alinhados da difusão da campanha.

Um AcheAqui Clínicas Amarelo

Como citado anteriormente pela cartilha presente no site do Setembro Amarelo (www.setembroamarelo.com ) muitas das pessoas que fazem essa prática de tirar suas próprias vidas, estão envolvidas com transtornos da mente. E vale ressaltar que a questão das drogas e do comportamento adictivo aliado ao consumo de substâncias psicoativas estão ligadas fortemente com essa questão.

A maioria das pessoas que têm esses comportamentos compulsivos e obsessivos com a substância psicoativas lícitas (álcool, tabaco e medicamentos) ou ilícitas (drogas como maconha, cocaína e crack), tende a consumi-la em demasia e exageradamente, acarretando em overdose. Sendo assim existem overdoses com intenções suicidas dentro do processo da dependência química, onde a pessoa que pretende realizar o suicídio, têm a ideação de fazê-lo com o consumo da substância. ( Baixe o artigo clicando aqui).

Por fim, nós do AcheAqui Clínicas estamos dispostos justamente para ajudar a você que precisa de unidades de internação para tratar de um ente ou amigo querido. Em nosso site, temos diversas instituições parceiras que fazem o procedimento de internação mais específico para o tratamento adequado assegurando eficácia e assertividade.

Apoiando a causa de Setembro Amarelo, e respeitando a importância do tratamento para pessoas que possuem transtornos mentais e transtornos aliados a dependência que entorpecentes, medicamentos e álcool de forma abusiva. A equipe AcheAqui Clínicas valoriza a sua vida, valoriza os profissionais da saúde, as instituições públicas e privadas que promovem o tratamento da dependência química. E também as campanhas que envolvem a o tratamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais.

Valoriza tua vida e conquista teus ideais

de acordo com o senhor da razão “O Tempo”.

AUTOR : DOUGLAS MELO

Deixe seu comentário