Você sabia que uma clínica de recuperação pode beneficiar toda uma família? Ela tem muito a oferecer, não apenas aos pacientes, mas também à sua família. Continue lendo para saber mais a respeito.

Antes de falarmos da clínica de recuperação em si, vamos falar um pouco sobre o propósito da sua existência. Ou seja, porque ela é necessária, e qual sua função principal.

A clínica de recuperação existe, principalmente, para cuidar de pacientes com transtornos mentais e comportamentais como: dependência química, alcoolismo, depressão, ansiedade, esquizofrenia, bipolaridade e transtornos em geral.

Talvez você já tenha visto em séries ou filmes algumas referências negativas sobre centros de recuperação para transtornos psiquiátricos. Um exemplo é o filme Bicho de Sete Cabeças, inspirado no livro Canto dos Malditos.

Tanto o livro, quanto o filme contam a história de um jovem que foi internado em um hospital psiquiátrico e sofreu diversos abusos por parte dos funcionários, além das condições precárias de higiene do local.

É fato que existem muitas instituições que envergonham a psiquiatria, com atitudes desumanas e deploráveis. Porém, com o passar dos anos essas situações têm se tornado cada vez mais raras, graças às denúncias e fiscalização por parte do poder público e de ONG’s relacionadas aos direitos humanos.

Um hospital psiquiátrico e uma clínica de recuperação não são exatamente a mesma coisa. Apesar de ambas cuidarem da saúde mental dos pacientes, a diferença é que na clínica de reabilitação, como o próprio nome sugere, a intenção é reabilitar o paciente e fazer com que este volte ao convívio social.

Já nos hospitais psiquiátricos, nem todos os pacientes retornam para os seus lares, infelizmente.

Dependência química e a clínica de recuperação

Dependência química e a clínica de recuperação

Bem, após falarmos um pouco sobre a diferença da clínica de recuperação e os hospitais psiquiátricos, vamos falar mais especificamente sobre as clínicas de reabilitação.

As clínicas de recuperação, como falamos no início, cuidam de pacientes com vários tipos de transtornos mentais e comportamentais. Mas um dos mais comuns a serem tratados nos centros de recuperação é a dependência química.

Além de ser considerado pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) um transtorno mental, a dependência química também é um problema social.

Uma doença crônica, ou seja, que não possui cura, comumente atinge indivíduos que fazem o uso constante de determinadas drogas. O portador desse tipo de distúrbio acaba por não conseguir conter o vício, afetando sua vida psíquica, emocional, física e, consequentemente, a vida social.

As substâncias que atuam no sistema nervoso central, alterando a forma de o indivíduo pensar, agir ou sentir são denominadas drogas psicoativas.

Sendo conhecidas e usadas desde o início das civilizações, em rituais religiosos ou como fonte de prazer, substâncias como a maconha, cocaína e o álcool ainda são comuns nos dias atuais. Tendem a causar um desequilíbrio no metabolismo químico do organismo, levando a dependência química da droga.

A dependência a uma droga é caracterizada pelo descontrole do indivíduo no uso da substância, que aos poucos o afasta da sociedade. Fatores relacionados à própria droga, até uma predisposição genética e doenças psiquiátricas pré-existentes, podem levar algumas pessoas a um quadro de dependência.

Com o objetivo de sentir novamente os sintomas de prazer, ou ainda, para eliminar o mal-estar que se sente quando há a interrupção da droga, o indivíduo tende a repetir o uso daquela substância.

A clínica de recuperação trabalha para amenizar e combater esses sintomas.

Alcoolismo

Alcoolismo

Outro transtorno bem comum de ser tratado na clínica de recuperação, assim como a dependência química, é o alcoolismo.

O alcoolismo é semelhante à dependência química, no que se refere à sintomas. Trata-se da dependência do indivíduo ao álcool. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis.

Um dependente alcoólico, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho. Um problema social, assim como a dependência química.

Algumas pessoas confundem abuso do álcool com alcoolismo, o que não é exatamente a mesma coisa.

No abuso de álcool, a pessoa não possui necessariamente uma vontade incontrolável de beber, perda do controle ou dependência física. E ainda o abuso de álcool tem menos chances de incluir tolerância do que o alcoolismo (a necessidade de aumentar as quantias de álcool para sentir os mesmos efeitos de antes). O abuso de álcool, em geral, não necessita de internação em uma clínica de recuperação.

A família e a clínica de recuperação

Finalmente vamos falar sobre a família e como a clínica de recuperação pode ajudá-la.

Na clínica de reabilitação, além dos cuidados com a saúde física do paciente envolvendo médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e toda equipe, também existem terapeutas, psiquiatras e psicólogos responsáveis pela saúde mental.

E o interessante é que a equipe terapêutica envolve também a família do paciente na chamada terapia familiar ou terapia em família.

Sabemos que a família é a base de um indivíduo e o apoio desta – principalmente para vencer a dependência química – é importantíssimo.

Mas além da ajuda que a família presta ao dependente, também recebe apoio psicológico dos profissionais da clínica de recuperação.

Por exemplo, é comum casos onde o dependente, seja de drogas ilícitas ou álcool, torna-se agressivo e passe a fazer mal à sua família. Mal, esse, tanto físico, quanto psicológico.

Isso acaba por ferir e prejudicar a família, desgastando e prejudicando a relação entre os membros, os afastando uns dos outros.

O sofrimento da família causado pela dependência química ou alcoólica do ente querido é combatido com a ajuda da clínica de recuperação através da já mencionada terapia familiar e também outras práticas terapêuticas.

Se sua família está sendo afetada pela dependência química ou alcoolismo, o Ache Aqui Clínicas pode te ajudar indicando as melhores clínicas de reabilitação do Brasil.

Nós somos um portal de buscas de clínica de recuperação e possuímos parceria com diversas instituições presentes em todo o território nacional.

Portanto, se você precisa de ajuda relacionado ao alcoolismo ou dependência química, entre em contato conosco imediatamente. Será um prazer para nós poder ajudar você e sua família!

Deixe seu comentário