Quando o assunto está relacionado à saúde, bem-estar e ajudar um parente ou amigo, precisamos fazer o melhor, não é mesmo? Por isso encontrar uma clínica de recuperação em Itu SP que seja de alto nível é algo indispensável. E neste artigo nós vamos te mostrar como fazer isso. Continue lendo!

A humanidade, desde o início de sua história, tem enfrentado diversos desafios. E um deles é encontrar a cura para novas doenças, como é o caso da covid-19. No entanto, existem outros problemas e doenças mais antigas que ainda não possuem cura, como é o caso da dependência química.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química é considerada uma doença que se enquadra em transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas (CID-10 F-19).

Ao contrário do coronavírus, a dependência química é um problema bem mais antigo.

De 100.000 usuários de drogas existentes em 1924, atualmente eles são mais de 271 milhões, segundo dados do Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Este número equivale a 5,5% da população mundial (mais de 7 bilhões de pessoas).

Desses 271 milhões de usuários de drogas existentes no mundo, pelo menos 30 milhões são dependentes químicos. No Brasil, o número de usuários de drogas ilícitas ultrapassa os 3,5 milhões.

E estes mais de 3,5 milhões estão distribuídos em praticamente todas as cidades do Brasil. E em Itu a história não é diferente. Por isso uma clínica de recuperação em Itu SP é necessária.

Um pouco sobre a história de Itu

Um pouco sobre a história de Itu

Falando um pouco da história da cidade, Itu faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba, com cerca de 173.939 habitantes (2019), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Seu início se deu com os portugueses estabelecendo-se na região em 1610. Em 1657, foi elevada à categoria de vila, com direito a possuir uma câmara municipal, iniciando-se, assim, a construção de um novo templo.

Durante quase 100 anos (de 1657 a 1750), a Vila de Itu não passou de um pequeno núcleo, com menos de 100 casas, concentradas no pátio da antiga Matriz e numa única rua que ia do pátio até a capelinha do primeiro povoado.

Somente em 5 de fevereiro de 1842 a vila se tornou uma cidade que contava com cerca de 800 casas.

Itu é famosa por ter diversos objetos de tamanho exagerado, fama esta inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício.

Itu já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela terem residido muitos “barões do café” e autoridades importantes do país.

A cidade teve importância no processo que conduziu à proclamação da república do Brasil em 1889. Em 2010, a cidade completou 400 anos.

Mas como falamos antes, Itu também tem seus problemas, inclusive a dependência química, que é um problema mundial. Daí a necessidade de ter uma clínica de recuperação em Itu SP.

A cidade possui muitos grupos de apoios e programas sociais com foco na prevenção. E claro que sempre é melhor prevenir do que remediar. Mas muitas vezes prevenir já não é mais possível, bastando apenas o tratamento da dependência química.

Optando por uma clínica de recuperação em Itu SP

Como falamos anteriormente, a cidade de Itu também possui programas por parte do poder público para acolher e cuidar de dependentes químicos.

Porém, o número de pessoas nessa situação é grande. E por maior que seja o desejo e boa vontade de cuidar de todos os casos de dependência química, nem sempre é algo possível. Na verdade, cuidar de todos os casos sem ajuda da iniciativa privada é praticamente impossível para o poder público.

Grupos de apoio como Alcoólicos Anônimos (A.A.) e Narcóticos Anônimos ajudam bastante, mas não são suficientes para combater a dependência química. Por isso o ideal é ter uma clínica de recuperação em Itu SP que seja eficaz na reabilitação do paciente.

E para que isso aconteça, é indispensável um investimento relativamente alto, pois o papel da clínica de recuperação vai muito além de fazer com que o paciente pare de usar drogas.

Além de parar de usar drogas, a clínica de reabilitação tem o papel de reinserir o dependente químico na sociedade, devolver a ele e sua família uma vida digna, saudável, sem interrupções que as drogas costumam causar.

A dependência química vai além de ser uma doença comum, que afeta apenas o corpo. Ela faz verdadeiros estragos na mente do indivíduo, destrói famílias, ambientes de trabalho e relacionamentos em geral.

É por isso que as clínicas de reabilitação particulares são uma ótima alternativa. No caso do Ache Aqui Clínicas, indicamos unidades em praticamente todo o território nacional, inclusive em Itu SP.

Características de uma clínica de recuperação em Itu SP

As clínicas que trabalhamos contam com uma equipe treinada e capacitada para situações de emergência e resgate com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Além da equipe profissional, as unidades das clínicas são construídas com o intuito de proporcionar conforto, tranquilidade e segurança aos pacientes e também familiares.

Os métodos de tratamentos das nossas clínicas parceiras são modernos e eficazes. E estão sempre sendo atualizados.

Todas as clínicas de recuperação para dependentes químicos que indicamos possuem mais de 10 anos de atuação no ramo de reabilitação humana. E já conseguiram ajudar milhares de pessoas a vencerem a dependência química e também o alcoolismo.

Se você está na região de Itu SP e precisa de ajuda com algum familiar dependente químico/alcoólico, ou se até mesmo você seja a pessoa diretamente afetada pela dependência, entre em contato conosco.

Para nós, será um prazer ajudar você a encontrar a melhor clínica de recuperação em Itu SP e também ajudar você e sua família a terem uma relação saudável e restaurar qualquer coisa boa que a dependência química ou alcoolismo tenham destruído.

Deixe seu comentário