Neste artigo nós vamos te dizer como funciona uma clínica de recuperação, quais os tipos de tratamentos promovidos por ela, como escolher a melhor clínica de reabilitação e outros detalhes. Continue a leitura!

Para iniciar, queremos falar sobre a dependência química. Apesar de a Organização Mundial da Saúde definir a dependência química como uma doença, muitas pessoas ainda não têm essa compreensão.

Muitos pensam que a dependência química não passa de um desvio de conduta ou de caráter, porém, não é bem assim. A sociedade em geral costuma marginalizar o dependente químico o associando a um criminoso.

É verdade que muitos dependentes químicos acabam cometendo crimes para sustentar seu vício. No entanto, isso não está ligado a caráter ou algo similar.

Um dependente químico perde totalmente o rumo de seus atos, pensamentos e até mesmo sentimentos, e, desta forma, passa a viver apenas em função de satisfazer sua vontade em usar a droga.

A verdade é que a dependência química é um transtorno mental, que pode ser comparado a outros tipos de transtornos como, por exemplo, a depressão, ansiedade, bipolaridade, entre outros. De acordo com a OMS, mais de 500 mil pessoas morrem todos os anos por causa da dependência química.

As substâncias mais consumidas pelos brasileiros que causam dependência são o álcool e o cigarro, falando das drogas lícitas. No caso das drogas ilícitas, temos a maconha, crack e cocaína.

No entanto, além das drogas já citadas, existem dependentes químicos que adquiriram a doença tomando medicamentos para dormir (ansiolíticos), para emagrecer ou até mesmo analgésicos (remédios para dor).

Como é o tratamento da dependência química numa clínica de recuperação?

Antes de falar especificamente sobre o tratamento da dependência química numa clínica de recuperação, vamos esclarecer o que é a clínica de recuperação, ou seja, qual seu significado.

Uma clínica de recuperação é um local especializado em reabilitar pessoas que sofrem de determinadas doenças – a dependência química, por exemplo – que atrapalham de alguma forma sua vida social, familiar, profissional.

Há situações em que essas pessoas necessitam ficarem reclusas da sociedade por um tempo, para serem tratadas, pois elas podem oferecer riscos para suas existências ou a de terceiros.

O objetivo da clínica de recuperação é garantir um ótimo tratamento para que o paciente seja inserido de volta a sociedade e possa voltar a ter uma vida normal, prazerosa e longe dos motivos que o levaram até a internação.

Na clínica de reabilitação o tratamento é complexo, individual e passa por várias etapas, e com profissionais diversos. Ele pode ser interno, externo ou de internação parcial, tudo vai depender do grau da doença e da relação do paciente com ela.

Segue, abaixo, uma lista dos profissionais que atuam em uma clínica de recuperação:

  • Psiquiatra

  • Psicólogo

  • Nutricionista

  • Terapeuta ocupacional

  • Terapeuta holístico

  • Enfermeiros

  • Monitores

  • Preparadores físicos

Como acabamos de dizer, o tratamento para dependentes químicos é complexo e tem várias etapas. Eis algumas delas:

  • Exames clínicos

  • Consulta psicológica e psiquiátrica

  • Desintoxicação

  • Terapia comportamental, cognitiva e ocupacional

  • Psicoterapia em grupo e familiar

Cada clínica possui seus métodos para a reabilitação, algumas incluem a religiosidade através de cultos, estudos bíblicos, cânticos, etc. Outras utilizam medicamentos naturais no tratamento, mas, basicamente, a maioria mantém essa estrutura que citamos logo acima.

Além da dependência química de drogas e álcool, uma clínica de recuperação pode tratar outras categorias de transtornos mentais e comportamentais.

Quanto tempo dura a internação na clínica de recuperação?

O tempo que o paciente precisa ficar na clínica de recuperação dependerá do seu progresso em relação ao tratamento. O tempo e a intensidade que a pessoa utilizou as drogas também têm grande influência na reabilitação.

As internações podem durar 15, 30, 40, 60 dias, 6 meses ou até mesmo um ano. Isso vai variar de paciente para paciente, e de clínica para clínica, ou seja, não há um tempo padrão para todos.

Quando é necessário recorrer a uma clínica de recuperação?

Lamentavelmente a grande maioria das pessoas que sofrem com a dependência química esperam a doença chegar a um quadro extremo para optar pelo tratamento em uma clínica de recuperação. No entanto, quanto antes essa medida for tomada, melhores serão os resultados.

Quando o indivíduo começa a apresentar os primeiros sintomas de que a dependência está prejudicando sua saúde, sua interação social, seu convívio familiar, sua vida em geral, é hora de buscar ajuda profissional.

Um dependente químico dificilmente conseguirá tomar essa decisão sozinho. É nessa hora que a família precisa agir, conversando e mostrando que a melhor opção é o tratamento em uma clínica de recuperação.

Quanto antes à doença receber um diagnóstico e paciente iniciar um tratamento, melhores e mais rápidos serão os benefícios.

Como escolher uma clínica de confiança?

Algumas pessoas enfrentam muita dificuldade no momento de escolher uma clínica de recuperação para seu ente querido e, infelizmente, não é à toa, já que existem muitas clínicas por aí, inclusive, de reputação duvidosa.

Pensando nisso, o Ache Aqui Clínicas separou algumas dicas para seguir e fazer a escolha certa:

  • Não escolha uma clínica de reabilitação apenas pelo menor preço. Primeiro entenda tudo o que ela oferece.

  • Verifique se a clínica tem profissionais especializados em dependência química e transtornos mentais/comportamentais.

  • Conheça o local e sua estrutura antes de fazer qualquer escolha.

  • Busque por avaliações, comentários e a reputação da clínica.

  • Conheça cada etapa do tratamento e os profissionais responsáveis.

  • Observe se a clínica apoia o contato familiar durante o tratamento.

  • Verifique se a clínica oferece auxílio depois do período de internação. O chamado pós tratamento.

  • Confira se a clínica possui alvará de funcionamento e se está em dia com a lei e normas de segurança.

  • É de suma importância que a clínica possua equipamentos de primeiros socorros e uma equipe especializada para agir rapidamente em casos de emergência.

Ao checar essas características na clínica de recuperação e ver que ela se enquadra, é quase certo que tudo correrá bem na internação e tratamento. Ou seja, isso significa que esta é uma clínica de qualidade, que você pode confiar!

O Ache Aqui Clínicas sempre verifica essas características e algumas outras para indicar para você as melhores clínicas de recuperação do Brasil.

Se você precisa de ajuda com a dependência química, entre em contato conosco agora mesmo. Nós estamos prontos para poder ajudar!

Deixe seu comentário