Como você já deve saber, o Ache Aqui Clínicas é um portal onde você encontra as melhores clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólicos, além de outros tipos de transtornos. Mas será que a clínica de reabilitação é indicada para todos os tipos de pessoas com os transtornos que citamos? É o que nós vamos responder nesse artigo. Continue a leitura!

Antes de responder à pergunta do título deste artigo, precisamos entender o que é de fato uma clínica de reabilitação, como funciona e sua importância no tratamento da dependência química.

Uma clínica de reabilitação é um local especializado no auxílio de pessoas que estão precisando recuperar-se de algum tipo de transtorno, como, por exemplo, a dependência química ou alcoolismo.

Em uma clínica de recuperação para dependentes químicos existem muitos profissionais, das mais diferentes áreas, que atuam com disponibilidade em tempo integral para os pacientes.

Entre esses profissionais que atuam na clínica de reabilitação estão os médicos, enfermeiros, psiquiatras, terapeutas e psicólogos. Ambos irão ajudar os pacientes a vencerem o vício que possuem em uma determinada substância química.

De uma forma geral, as clínicas de recuperação possuem unidades em locais onde o acesso é muito mais restrito, visto que o objetivo é trazer uma maior tranquilidade e distanciamento dos pacientes e de gatilhos que estimulem o uso da substância a qual o paciente é dependente.

Nesses locais há o fornecimento de acomodações onde as pessoas possam morar de modo confortável, além de diferentes serviços de internação que irão ajudar no recebimento dos cuidados que são necessários.

A partir disso, esses centros garantem, portanto, um tratamento contra a substância química que seja intensivo, ainda mais quando a dependência existente está em um grau avançado.

Quais os tipos de exames que são feitos em uma clínica de reabilitação?

Cada clínica de reabilitação possui suas particularidades, inclusive, nos tipos de exames feitos em suas unidades. Como o Ache Aqui Clínicas indica diversas clínicas de recuperação, vamos listar logo a seguir alguns exames que são os mais comuns:

  • Eletrocardiograma: O uso de drogas e álcool pode causar várias doenças cardíacas que devem ser diagnosticadas e tratadas o mais depressa possível.

  • Mapeamento cerebral: O EEG é utilizado para diagnosticar a presença de qualquer tipo de distúrbio convulsivo, confusão, traumatismos cranianos, tumores cerebrais, infecções, doenças degenerativas e distúrbios metabólicos que afetam o cérebro.

  • Avaliação Neurológica: Os psicólogos da clínica de reabilitação estão habilitados a avaliar, por meio de testes psicológicos, as funções básicas do funcionamento cerebral dos pacientes.

  • Diagnóstico psiquiátrico: O diagnóstico permite uma prática clínica baseada em evidências científicas, e por isso é essencial para o psiquiatra a definição do estado cerebral e as possibilidades e necessidades de tratamento.

  • Avaliação Nutricional e Física: A alimentação balanceada e as atividades físicas, são grandes aliados para uma boa recuperação.

Os exames laboratoriais são uma parte importante da avaliação. Entre eles podemos citar o exame de sangue, urina e outros fluidos corporais.

Afim de uma melhor avaliação do cérebro, são feitos exames neuropsicológicos. Caso os exames apresentem muitas alterações, são feitos exames mais detalhados, como avaliação radiológica, como tomografia e ressonância magnética.

Esses exames apresentam os resultados de como está a saúde e o cérebro do usuário, para que ele possa iniciar um tratamento, e para que ele tenha o suporte terapêutico mais indicado.

Além disso, os exames auxiliam para indicar se o problema é apenas a droga ou se existe alguma doença no usuário, chamadas de comorbidade.

Como é realizado o tratamento na clínica de reabilitação?

Essa fase inicial, onde os exames que acabamos de citar são feitos, costuma ser chamada de triagem. Após os exames no centro diagnóstico, é preparado um plano de tratamento individual.

As drogas ilícitas e também o abuso do consumo de álcool causam efeitos devastadores no cérebro e no organismo. E por esses motivos que é tão importante o acompanhamento dos profissionais que trabalham na clínica de reabilitação.

Esses profissionais costumam realizar seus trabalhos e atividades para ajudar os pacientes através de terapias contínuas, exames, atividade físicas e neurológicas, reuniões, acompanhamento médico e, se necessários, uso de alguma medicação.

O principal objetivo da clínica de recuperação já está claro em seu nome. Ela tem o intuito de recuperar o paciente. E recuperar ou reabilitar é muito mais do que impedir que o paciente faça uso da substância.

Um paciente recuperado ou reabilitado aprende a lidar com a dependência química ou alcoolismo. Ele procura evitar situações que podem servir de gatilho para o consumo da substância.

O paciente reabilitado entende o seu papel na sociedade. Entende a sua importância para seus amigos e familiares.

E por falar em família, é altamente recomendado que a família se envolva durante e, principalmente, após o período de internação na clínica de reabilitação. O apoio dos entes queridos ajuda e muito para que o paciente se mantenha “sóbrio”.

Agora vamos falar dos tipos de tratamentos que costumam ocorrer na clínica de recuperação:

Tratamento Interno

Quando o dependente fica internado na clínica de reabilitação, recebendo todos os cuidados e auxílios, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Neste caso, a clínica de recuperação se torna seu lar temporário.

O tempo que o paciente passa internado depende de diversos fatores como a sua situação perante a dependência, seu progresso durante o tratamento, sua saúde física e mental, entre outros.

Tratamento externo ou imparcial

Nessa modalidade, o paciente não fica internado na clínica de recuperação. São indicados para casos mais leves, como alguns pacientes vítimas do alcoolismo, por exemplo.

Ele apenas visita a clínica de reabilitação para receber apoio psicológico e tratamento adequado. Nesse tipo de tratamento, o paciente pode seguir com sua vida normal e dormir na própria casa.

Bem, depois das informações que incluímos aqui, é provável que você já saiba a resposta para a pergunta: para quem a clínica de reabilitação é indicada?

Ela é indicada para todos os tipos de pessoas que sofrem com algum transtorno mental/comportamental. Principalmente dependência química e alcoolismo.

Como acabamos de dizer, ela não é apenas útil para pessoas que precisam ficar internadas, mas também para tratamentos externos.

O que acontece é que, na maioria dos casos, as pessoas demoram para procurar ajuda profissional e acabam por agravar o problema, sendo a internação necessária.

Se você precisa de ajuda para você ou algum familiar, ajuda para vencer a dependência ou algum outro tipo de transtorno, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em poder ajudar!

Deixe seu comentário