Categorias: Depedência Química

A dependência química no Brasil

Depois da pandemia do novo coronavírus, a dependência química no Brasil aumentou muito. Principalmente por conta da piora do quadro de saúde mental, o que favoreceu que muitas pessoas encontrassem na droga um refúgio e “aconchego” para os problemas.

Com essa matéria do Ache Aqui Clínicas você pode se inteirar sobre como os problemas relacionados ao consumo de drogas podem aumentar a quantidade do tráfico, criminalidade e piora da saúde mental no geral.

Saúde mental do Brasileiro

Em torno de 50% dos brasileiros afirmaram em um estudo, que houve uma piora no quadro de saúde mental desde o início da pandemia até os dias atuais. Índice superior à média mundial.

Assim, a saúde mental e emocional vem piorando ano após ano, conforme a pesquisa do Ipsos, que entrevistou 21 mil pessoas na faixa dos 16 a 74 anos de forma online. As declarações foram sobre o bem estar, entre os anos de 2020 e 2022.

Além disso, os entrevistados afirmaram que ano após ano, as mudanças no cenário da saúde foram pouco efetivas. Somente 13% relataram uma melhora no bem-estar emocional.

Período pós pandemia | Drogas

Com tantos problemas associados à pandemia do novo coronavírus, o levantamento revelou que somos a nação que mais se preocupa com a saúde mental. Isso demonstra que a incidência dos transtornos mentais, como a drogadição e depressão, preocupam a população de forma geral.

Sabemos que o consumo de drogas explodiu com a pandemia e que isso gera consequências negativas, além de péssimos resultados para a saúde.

Quanto maior a quantidade de drogas em circulação, maiores os problemas associados ao seu uso como dependência química, tráfico de drogas, violência, roubos, assaltos e assassinatos.

Consumo de drogas no país

Segundo a UNODC, a produção de cocaína bateu novo recorde, com crescimento de 11% em relação à 2019 (período antes da pandemia). O tráfico, está a frente da polícia em diversas frentes, já que mesmo a quantidade de droga que foi apreendida cresce em demasiadamente, a dependência química no Brasil está em níveis alarmantes.

Problemas associados ao uso de drogas

Em torno de 284 milhões de pessoas usaram drogas entre 2021 e 2022, 26% a mais em comparação com o ano de 2020. Contudo, em torno de 11,2 milhões de indivíduos sofrem com problemas associados ao uso de drogas como hepatite C, HIV e outros.

Como a dependência química é um transtorno mental e comportamental, quanto mais uma pessoa faz o uso da substância, maiores são as chances dela estagnar sua vida por longos períodos de tempo, seja pela dependência ou pelo tratamento contra a adição. Além disso, existem outros problemas associados as drogas como:

Criminalidade

Quanto maior a circulação de narcóticos em determinada área, maior a criminalidade local. Pessoas que usam compulsivamente as substâncias e que já estão em um grau de dependência química muito forte, podem não medir esforços para conseguir recursos para comprar a próxima dose.

Tráfico

O tráfico também é um medidor quanto a dependência química no Brasil. O poder do tráfico perante a sociedade atual é muito forte. Quanto mais usuários de drogas e maior consumo de substância, mais se fortalece o tráfico no país, alimentando um ciclo de problemas sociais terrível.

Violência

A violência também é um medidor atrelado à dependência química no Brasil. Como os usuários não medem esforços para conseguir os recursos para manutenção do uso, o tráfico também não deixa de fazer a sua parte “apagando” os devedores ou pessoas que entraram para esse sistema e não se adequaram.

Assaltos e roubos

Onde há droga, há assaltos e roubos. Podemos pegar como exemplo a cracolândia que não tem ponto fixo. Por onde ela passa fica um rastro de destruição, de problemas relacionados à criminalidade entre outros.

Como prover tratamento para o dependente químico?

Para prover tratamento para um dependente químico é simples, basta você procurar aconselhamento nas unidades CAPS da sua cidade e começar o procedimento. Além disso, nos Centros de Atenção Psicossociais, você encontra médicos, assistentes sociais, enfermeiros e psicólogos que podem fazer a orientação.

Caso você queira realizar o tratamento diretamente em uma unidade, você pode buscar nossos parceiros no portal Ache Aqui Clínicas.

Somos uma plataforma que ajuda dezenas de famílias todos os meses no processo de reabilitação de pacientes usuários de drogas, alcoolistas e com transtornos mentais.

Clínica de recuperação de dependência química no Brasil

O tratamento da dependência química no Brasil em clínicas de recuperação é altamente eficiente já que o recurso terapêutico é realizado em todas as esferas, confira os nossos profissionais nas unidades:

  • psiquiatra;

  • psicólogo;

  • nutricionistas;

  • enfermeiros;

  • equipe de segurança;

  • equipe de monitoria;

  • equipe administrativa;

  • terapeuta ocupacional.

Ache Aqui Clínicas

As clínicas de recuperação para dependentes químicos passam a ser o segundo lar do paciente, quando este precisa ficar lá por um tempo. E não é força de expressão ou exagero dizer isso. No Ache Aqui Clínicas, trabalhamos apenas com instituições que possuem um ambiente familiar, onde todos os residentes são tratados com respeito, dedicação e toda a atenção necessária.

Ambas unidades são seguras, confortáveis e procuram prestar um serviço satisfatório tanto para os pacientes, quanto para suas famílias.

Além disso, todas as unidades contam com muitos anos de experiência, tendo ajudado milhares de famílias a terem uma vida mais feliz, sem o sofrimento que a dependência química causa. Para saber mais detalhes, entre em contato conosco. Será um prazer para nós falar com você!

Renan Regulo Re

Postagens Recentes

Alta concentração de THC tem elevado dependência de maconha

A alta concentração de THC tem elevado a dependência de maconha ao redor do mundo,…

% dias atrás

Pastilhas de cafeína, o que é?

O que é, para que serve e quem pode tomar pastilhas de cafeína. Confira nessa…

% dias atrás

Qual é a droga mais forte que existe?

Saiba qual é a droga mais forte que existe com essa matéria do Ache Aqui…

% dias atrás