Muitas pessoas se perguntam se vale ou não a pena tomar pastilhas de cafeína, seja para treinos na academia ou para emagrecimento. Mas a verdade é que depende muito da ocasião.
As cápsulas de cafeína tem se popularizado no Brasil, mas será que elas têm contra indicações? Podemos sair por aí comprando e tomando? Tem efeitos colaterais? Confira nessa matéria completa do Ache Aqui Clínicas, continue a leitura!
Do que é feito as pastilhas de cafeína?
A cafeína em cápsula ou pastilhas de cafeína, nada mais é que um suplemento alimentar à base desse composto com poder estimulante. Também pode ser indicado para diversas ocasiões, como a melhora do desempenho e condicionamento físico de um atleta e emagrecimento.
São obtidas através da extração da cafeína dos alimentos, só que de modo concentrado, bem mais potentes que as quantidades encontradas em uma xícara de café por exemplo.
Além do mais, a cafeína anidra – encontrada dentro das cápsulas – é absorvida muito mais rapidamente pelo organismo, aumentando os níveis de ansiedade, dopamina, sensação de bem estar e consequentemente, tendo uma ação mais energética.
Para que servem as pastilhas de cafeína?
Assim como qualquer substância que é ingerida em nosso organismo, as pastilhas de cafeína tem ação direta em nosso cérebro, bloqueando a adenosina e aumentando a liberação de outros neurotransmissores como a adrenalina, dopamina e serotonina.
Dessa forma as indicações para o uso da cafeína em cápsula são:
-
melhora a concentração;
-
reduz a sensação da dor;
-
aumenta a resistência muscular;
-
evita a fadiga e o cansaço;
-
diminui a depressão;
-
melhora o humor;
-
aprimora o raciocínio;
-
aumenta os níveis de ansiedade;
-
aumenta a sensação de euforia;
-
diminui a dor de cabeça;
-
melhora a respiração;
-
melhora a memória.
Além do mais, as pastilhas de cafeína ajudam consideravelmente a emagrecer porque é termogênica e acelera o metabolismo.
Tem contra indicação o uso de cafeína em cápsula?
Sim! O consumo de cafeína em cápsula deve ser evitada nestes casos:
-
pessoas menores de 12 anos;
-
pessoas com pressão alta;
-
pessoa com úlceras estomacais;
-
pessoas com diagnóstico de doenças do coração;
-
pessoas com transtornos de ansiedade;
-
pessoas que sofrem de enxaqueca, zumbido e labirintite;
-
pessoas com quadros de insônia leve, moderada ou crônica;
-
pessoas que fazem uso de medicamentos depressores ou estimulantes.
Quem pode tomar pastilhas de cafeína?
Vale lembrar que para consumir esse tipo de suplemento, necessita-se da recomendação do médico ou nutricionista, já que dependendo do quadro pode ser contra indicada.
Onde comprar cafeína em pastilhas?
Como não é considerada um medicamento e sim um suplemento, a cafeína em pastilhas pode ser encontrada em:
-
Farmácias e drogarias;
-
Lojas de suplementos;
-
Marketplaces;
-
E-commerces;
-
Sites de farmácias online.
Cafeína em cápsula pode causar dependência?
Sim, infelizmente pode. Como a cafeína libera alguns neurotransmissores que podem acionar a dopamina e mudar seus níveis no cérebro, ela tem potencial de dependência.
A dopamina é liberada no córtex pré-frontal, exatamente no sistema de recompensa do cérebro. Ou seja, ao ativar esse sistema, é comum que a pessoa sinta prazer. Mesmo que seja infinitamente menor o estímulo em comparação com a nicotina e cocaína, as cápsulas de cafeína podem viciar.
O Brasil é dependente de cafeína
Quem nunca acordou de manhã e saiu atrasado para o trabalho sem nem tomar café da manhã? Normalmente, logo após as primeiras horas sem o estímulo do cafezinho matutino é comum que a pessoa sinta dores de cabeça. Mas por que será que isso ocorre?
Isso é uma forma do seu corpo, aliás do seu cérebro, avisar que você precisa tomar aquele cafezinho gostoso. Afinal, ele estava esperando e você não o tomou.
A cafeína presente no café tem um leve potencial de dependência, agora imagina a cafeína em cápsulas ou em pastilhas?
Por isso, é importante antes de começar o consumo dessa substância com recomendação médica ou de um nutricionista.
Tratamento para dependência no Ache Aqui Clínicas
As clínicas de recuperação para dependentes químicos passam a ser o segundo lar do paciente, quando este precisa ficar lá por um tempo. E não é força de expressão ou exagero dizer isso. No Ache Aqui Clínicas, trabalhamos apenas com instituições que possuem um ambiente familiar, onde todos os residentes são tratados com respeito, dedicação e toda a atenção necessária.
Ambas unidades são seguras, confortáveis e procuram prestar um serviço satisfatório tanto para os pacientes, quanto para suas famílias.
Além disso, todas as unidades contam com muitos anos de experiência, tendo ajudado milhares de famílias a terem uma vida mais feliz, sem o sofrimento que a dependência química causa. Para saber mais detalhes, entre em contato conosco. Será um prazer para nós falar com você!