Um dos maiores estados continentais do Brasil, cheio de recursos naturais e que além do mais você encontrará uma vasta quantidade de clínicas de recuperação no estado de Minas Gerais. Minas, concentra grandes quantidades de instituições em vales, encostas e próximas à região de reservas, além de tratar da dependência química, você ficará deslumbrado não apenas com as instituições, mas com os locais onde estão esses estabelecimentos.
Clique na imagem acima e você será redirecionado à nossa página de pesquisa de clínicas no estado de Minas Gerais.
Uma Proximidade Perigosa
Entender substancialmente a questão da dependência química é algo de extrema relevância, principalmente quando além dos comportamentos adictivos a pessoa em questão, começa a se aproximar de drogas e outras substâncias psicoativas que agem no sistema de recompensa do cérebro. Sendo assim, antes de escolher uma clínica devemos entender um pouco sobre a dependência química, e o porquê de o adicto tem essa procura compulsiva pela substância.
O comportamento adictivo (compulsivo e obsessivo) é um tipo de comportamento que surge principalmente quando se há uma fragilidade em relação à algo. Portanto, quando se há fragilidade emocional, as pessoas tendem a ter esse comportamento justamente para suprir sensações e pensamentos de desconforto. Portanto induzir esse comportamento através de substâncias psicoativas é deliberadamente perigoso.
Sinais que Requerem Ajuda
Quando se é familiar ou um amigo muito próximo, percebe-se que a pessoa que está sofrendo da dependência química, começa a demonstrar sinais que algo não está comum ou correto. Isolamento social, depressão, mentiras, manipulações, estresse irregular ou até mesmo irritabilidade constante são claros sinais que algo não está correto. É o primeiro passo para a abertura à uma conversa interventiva
Sendo assim, antes de achar a perfeita clínica de recuperação em Minas Gerais, deve-se conquistar a confiança do parente, ou amigo. Seja confidente, seja atento, e dê principalmente “ouvidos”. Não ache que é uma fase, e que tudo vai passar. Se a pessoa se tornou dependente, não há volta. Desenvolver a doença da adicção é algo incurável, progressivo e fatal. Então estar presente é e ajudar é a melhor escolha.
Da Dificuldade à Facilidade
As barreiras e taboos já foram vencidas por você. A pessoa que sofre desse tipo de comportamento adictivo já contou pra você sua história, então o que fazer? Você já sabe como proceder?
A primeira coisa a se fazer se não se tem o devido conhecimento sobre qualquer assunto desconhecido é a procura pelo mesmo. Conhecer – clique aqui – mais a fundo como se dá o primeiro passo na recuperação é fundamental para facilitar a assertividade do tratamento, e transformar escolhas difíceis em fáceis. Sendo assim, procure as unidades de Atenção Psicossocial juntamente com o dependente, para que sejam realizadas consultas e um prognóstico mais assertivo e para realmente saber a necessidade da internação ou não.
Atitudes de Amor
Se realmente tiver a necessidade de internação, não hesite! Faça-a! Por mais dolorosa que possa parecer e será, principalmente no começo para ambas as partes, mas é o melhor que poderá acontecer. O tratamento envolve uma mudança radical nos hábitos e costumes e é justamente aí o foco inicial. Estando em abstinência da substância, a capacidade de raciocínio aumenta, e consequentemente a adesão ao tratamento também. O procedimento de transformar esses hábitos vai se tornando comum à rotina do paciente dentro da instituição. E ao final, os resultados serão surpreendentes.