Como Internar Menor de Idade em uma Clínica de Recuperação

5 de 5 (5 Votos)

A internação de usuários de drogas não é algo que ambas as partes sofrem, seja o usuário ou familiar é um procedimento que exige muito, entretanto você sabe como internar menor de idade em uma clínica de recuperação? Independentemente da idade do dependente químico existem um conjunto de procedimentos que são necessários quando se trata de pessoas menores de 16 ou entre 16 a 18 anos.

Infelizmente estamos pagando atualmente as incitações de décadas passadas no consumo de álcool e cigarro, e apesar de não serem divulgadas as drogas ilícitas, cresceu absurdamente entre meados dos anos 2000 até a atualidade o consumo de drogas como a maconha, cocaína, crack, anfetamina e LSD.

Apesar disso, é importante salientar também que esse crescimento significativo ocorreu de maneira expressante entre pessoas consideradas menores de idade. E é justamente nesta área que nós da equipe Ache Aqui Clínicas, Clínicas Restituindo Sonhos e Ache Clínica de Recuperação estamos nos presenteando com nossos artigos.

Aliás, nesta matéria vamos expressar a necessidade de que os pais da atualidade necessitam estar atentos à alteração comportamental dos seus filhos e principalmente serem participativos na fase de adolescência. Sendo assim, além desta participação, incitaremos a necessidade de um projeto de orientação assistida por um profissional da saúde, o psicólogo.

Além do mais, caso seja confirmado que há uma interação entre o menor e o consumo de drogas ilícitas, é necessário que se conheça mais sobre a substância de escolha para poder realizar um efetivo tratamento da doença da adicção.

Conjuntamente se os problemas persistirem e seja necessário realizar uma internação é possível seguir nossas dicas para que a mesma ocorra de maneira branda e eficaz no tratamento.

Um Comportamento que Gera Alerta

A fase da adolescência é entre os 10 aos 19 anos de idade. É neste período em que nosso corpo, mente, órgãos e tudo que faz com que todos os processos metabólicos aconteçam, se alterem. Sendo assim, deixamos de ser “molecada” e passamos à desenvoltura para nos tornarmos adultos.

Por isso, desde a infância é necessário estar atento ao comportamento infantil, e principalmente quando se inicia o início da adolescência, promovê-la da maneira mais saudável possível. Sendo assim, desenvolver um adolescente responsável e com um bom caráter é importante para que se tenha como resultado uma figura adulta mentamente sadia, estável e saudável.

Desta forma é importante que pais da atualidade sejam atentos e que provoquem essa passagem da melhor maneira possível. Entretanto existem os intemperes da vida que fazem com que seja difícil passar por esse momento de desenvoltura de criança a adulto sem discussões, brigas e problemas que geram desgaste familiar.

Porém, antes mesmo de chegarmos à meta desta matéria, que é como internar menor de idade em clínica de recuperação, é curioso expressarmos alguns fatos.

  • Crescimento

Você sabe o porque um adolescente sente um turbilhão de emoções e sentimentos durante esta fase da vida? Sabia que ele ainda continua sendo uma esponja em absorver conhecimentos e vivência?

Quando um adolescente começa a pré-adolescência aos 10 anos seu organismo já começa a se preparar para o crescimento do corpo, o crescimento hormonal e cerebral. Desta maneira é comum que em um adolescente haja alterações de humor abruptas, justamente porque tanto o corpo, quanto a mente estão desenvolvendo-se.

Conjuntamente os adolescentes são esponjas de sensações e aprendizado de vivência. Errar e acertar, faz parte do cotidiano da vida dos mesmos, além do mais é nesta fase que a interação e as relações afetivas se desenvolvem. A parte sexual e hormonal influencia muito, principalmente na puberdade onde começam os turbilhões hormonais.

  • Necessidade de Empatia

Todo adulto já foi um adolescente, ou seja, todo indivíduo que vive na atualidade e que tem filhos adolescentes sabem como é essa fase da vida, por isso é importante salientar a necessidade de sermos empáticos com relação aos adolescentes. A contestação é parte da natureza dos mesmos, e sendo assim, é primordial que entendamos, mas ao mesmo tempo, eduquemos.

  • Atenção aos Tempos Modernos

Agora já é primordial entender que os tempos são outros. Hoje, apesar do mundo estar sempre em constante mudança, aspectos como drogas na juventude, bullying e a violência cresceram significativamente.

Com isso é necessário que os pais se atentem aos comportamentos dos filhos, especialmente caso haja abuso de substâncias químicas ilícitas como as drogas. Sendo assim, caso constatado essas mudanças comportamentais é necessário que se busque ajuda psicológica.

Comportamentos Repetitivos Autodestrutivos

Se tem uma coisa que faz mal pro organismo de um adulto, é a drogadicção. Agora imagine o consumo de substâncias que alteram o SNC e que são extremamente perigosas para o corpo e mente em um organismo que está se desenvolvendo. Imagine o quanto isso faz mal.

Portanto é importante salientar que independente do tipo de droga as consequências são as mesmas, um comportamento autodestrutivo. Experimentar drogas na adolescência não é algo normal e nem correto, mas infelizmente está se tornando cada vez mais comum. Por isso se faz válido um acompanhamento psicológico.

Como Proceder com a Internação

Caso constatado por um psicólogo a necessidade de internação existem alguns procedimentos importantes para realizá-los. Por isso, antes mesmo de proceder em como internar menor de idade em uma clínica de recuperação e, para que seja feita uma recuperação efetiva busque informação no Estatuto da Criança e do Adolescente. Posteriormente nos CAPS e enfim siga nossas instruções.

  1. Busque uma Clínica Apta a tratar de Menores

As clínicas de recuperação, apesar de realizarem o tratamento de pessoas que sofrem da adicção, são lugares que criam um ambiente de tratamento mas que se encontram vários tipos de pessoas e personalidades. Por isso é importante que se realize o tratamento em instituições com enfoque nos adolescentes justamente para uma maior efetividade.

  1. Internação para Menores de 16

A internação de menores de 16 anos que abusam de narcóticos é realizada primeiramente por intervenção médica. Sendo assim, o mesmo estabelece um parâmetro de tratamento conjuntamente com a família, posteriormente o procedimento é encaminhado para um juiz avaliar.

  1. Internação para Maiores de 16

Já neste método, basta a família entrar em contato com um médico psiquiatra e ter o diagnóstico em mãos. Caso seja constatada a necessidade da institucionalização do menor, recorrer à uma pesquisa na internet para encontrar as melhores clínicas é importante e posteriormente, após uma intervenção, tentar realizar o procedimento de maneira voluntária.

Deixe seu comentário
Renan Regulo Ré

“Não somos responsáveis pela nossa doença, mas somos responsáveis pela nossa recuperação”

Recent Posts

Quais os sintomas de dependência aparentes na boca e como tratá-los

A perda dos dentes é um dos sintomas da dependência na boca e que precisam…

3 dias atrás

Os efeitos das drogas na saúde bucal

O vício em drogas, por exemplo, é um dos mais simbólicos e marcantes, podendo haver…

3 dias atrás

Cigarro e saúde bucal: quais são as consequências do vício

Existe uma série de malefícios na relação entre o cigarro e saúde bucal, que vão…

3 dias atrás