Clínica de Recuperação Gratuita

5 de 5 (2 Votos)

Apenas para deixar claro, antes de qualquer coisa, queremos dizer que o Ache Aqui Clínicas não trabalha com clínica de recuperação gratuita. Porém, o conteúdo deste artigo é informativo e de grande importância para aqueles que sofrem com a dependência química em suas vidas. Continue lendo para saber os detalhes!

A dependência química e alcoolismo fazem parte da realidade de milhões de pessoas no Brasil. E isso não é força de expressão. O número de fato está na casa dos milhões. Estamos falando de 3,5 milhões de usuário de drogas ilícitas apenas no nosso país.

De acordo com a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), a dependência química atinge 4 entre 10 famílias brasileiras. Um número bem preocupante. Estamos falando de 40% das famílias brasileiras. Quase metade das famílias são afetadas por esse grande mal chamado dependência química.

Agora, falando sobre o álcool, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o álcool chega a matar 3,3 milhões de pessoas por ano em todo o planeta. Número este que representa 5,9% das mortes anuais.

Dos 3,3 milhões de mortes causadas pelo o álcool, 25% das pessoas têm entre 20 e 39 anos. No Brasil, 3% da população é considerada alcoólatra. Este número é equivalente a mais de 4 milhões de pessoas com idade acima de 15 anos.

Lembrando que estamos falando de situações mais drásticas envolvendo o abuso de álcool. Mas o alcoolismo também destrói relacionamentos, principalmente relacionamentos familiares, entre cônjuges e filhos. Além de destruir carreiras profissionais e acadêmicas.

A importância da família do dependente

É comum em famílias de baixa renda, encontrarmos histórias de parentes que fazem o uso por anos, e que estão nas ruas abandonados à própria sorte.

A situação se torna corriqueira, pois, leva-se em consideração dois fatores importantes: o desânimo da família para com o indivíduo e a falta de condições financeiras para arcar com uma internação.

Porém, a clínica de recuperação gratuita é garantida por lei, e pode trazer uma nova esperança para aqueles que desejam ter seus entes queridos recuperados.

Ainda falando da família do dependente químico ou alcoólatra, ela tem influência sobre o indivíduo. Nota-se que muitos jovens têm feito o uso da droga sem que os pais saibam disso.

O que acontece é que muitos destes pais ou não estão prestando atenção nos comportamentos de seus filhos, ou não querem aceitar o problema. Também é comum que esta situação seja invertida, e filhos adultos não reconheçam o problema dos pais.

O fato é que para ajudar um familiar que é dependente químico/alcoólico, a família precisa assumir o problema, e não o ignorar.

Também é comum que famílias que não entendem como de fato agir nesta situação queiram internar a qualquer custo o familiar, e deixá-lo ali, como se fosse problema da instituição.

Ao sair da clínica, o indivíduo, que esteve abstinente, encontra nestes casos, uma família completamente despreparada e, comumente, volta a fazer o uso da substância em pouco tempo.

O primeiro passo é reconhecer que seu familiar tem um problema e que você precisa ajudá-lo de alguma maneira.

Entender o que é dependência química, e como é possível ajudar nestes casos é o segundo passo, depois do reconhecimento do problema. Frequentar grupos de apoio que orientem como entender e agir em cada situação, também permite o compartilhamento de experiências.

Clínica de recuperação gratuita e os problemas comuns

Uma clínica de recuperação gratuita pode ser uma ótima alternativa para as famílias de baixa renda sim. Porém, conseguir uma vaga em uma unidade não é tão simples devido à grande demanda.

Sabe quando uma pessoa fica em uma fila imensa aguardando para passar por alguma cirurgia ou até mesmo realizar algum exame médico? Quando essa espera dura meses, até mesmo chegando e passando de um ano?

Pois é, muitas vezes isso pode acontecer com uma família que espera por uma vaga em uma clínica de recuperação gratuita.

Ou então, quando conseguem a vaga, as condições da clínica são limitadas. Limitadas no sentido de não possuírem uma estrutura muito adequada para receberem e atenderem os pacientes.

Não por incompetência das pessoas que lá trabalham e administram a instituição.

Acontece que, por a clínica de recuperação gratuita não cobrar mensalidades ou taxas dos pacientes e seus familiares, dependem de doações e profissionais que estejam dispostos a trabalhar sem remuneração.

Coisas que não são tão fáceis de se conseguir, principalmente tratando-se de uma clínica para tratamento de alcoólatras e dependentes químicos.

As pessoas costumam se sensibilizar mais com portadores de deficiência física ou intelectual, crianças carentes e até mesmo animais abandonados.

Mas quando o assunto é alcoólatra ou dependente químico, a história muda. Devido a essa dificuldade, e muitas outras não relacionadas aqui, a clínica de recuperação gratuita acaba não tendo a estrutura necessária para de fato reabilitar seus pacientes.

Elas podem ajudar no início do tratamento, mas ajudar um dependente químico ou alcoólatra vai muito além de fazer com que ele ou ela parem de consumir drogas ou álcool.

Envolve um trabalho complexo que requer a ajuda de vários profissionais e um tempo considerável até que o resultado esperado aconteça.

O Ache Aqui Clínicas não trabalha com clínica de recuperação gratuita, mas possui excelentes alternativas

Como falamos logo no início deste artigo, o Ache Aqui Clínicas não trabalha com clínicas de recuperação gratuitas. Mas trabalhamos com excelentes centros de recuperação, com um alto nível de qualidade.

Sabemos que nem todas as famílias possuem condições de arcar com as despesas de uma clínica de recuperação, mas procuramos indicar clínicas que possuem preços mais acessíveis possível.

O Ache Aqui Clínicas, com o apoio de diversas clínicas em todo o Brasil, possui diversos programas de reabilitação. Além de ajudar você encontrar sua clínica de reabilitação, apoiamos diversas atividades recreativas com o objetivo de ajudar os dependentes a encontrar o apoio nesse momento difícil.

Somos um site especializado em direcionamento de clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólicos. Nossa especialidade é indicar as melhores clínicas do Brasil, facilitando o contato entre a família do dependente a uma clínica de credibilidade.

Se você possuir qualquer dúvida, também poderá entrar em contato conosco. Asseguramos discrição e segurança no manuseio de suas informações. Estamos todos prontos para ajudar você da melhor maneira possível!

Deixe seu comentário
Clínica Restituindo Sonhos

Recent Posts

Quais os sintomas de dependência aparentes na boca e como tratá-los

A perda dos dentes é um dos sintomas da dependência na boca e que precisam…

2 dias atrás

Os efeitos das drogas na saúde bucal

O vício em drogas, por exemplo, é um dos mais simbólicos e marcantes, podendo haver…

2 dias atrás

Cigarro e saúde bucal: quais são as consequências do vício

Existe uma série de malefícios na relação entre o cigarro e saúde bucal, que vão…

2 dias atrás