Clínica De Reabilitação Para Dependentes Químicos

5 de 5 (1 Votos)

Talvez muitas pessoas tenham dúvidas de saber como funciona uma clínica de reabilitação para dependentes químicos. Neste artigo, nós iremos te ajudar a conhecer melhor as clínicas e orientá-lo para a melhor escolha.

Os problemas pelo uso desenfreado por substâncias químicas podem afetar muitos aspectos da vida de uma pessoa. Com isso em mente, os profissionais na área de dependência química têm como objetivo tratar o indivíduo dependente, fornecendo meios para a sua reabilitação.

A clínica de reabilitação para dependentes químicos fornece terapias comportamentais, administração de medicamentos (conforme receitado por um médico), terapias experienciais, terapia familiar e suporte pós-tratamento, podendo ajudar as pessoas a adquirir habilidades para lidar e equilibrar as situações da vida familiar, comunitária, profissional e ajudar a prevenir recaídas. Oferecendo vários programas para atender às necessidades específicas de tratamento de cada paciente.

Encontrar uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, pode não ser uma tarefa muito fácil. Existem diversas empresas que oferecem tratamentos, prometendo serviços que talvez não cumpram, ambientes desfavoráveis, entre outros. Antes de solicitar uma internação é necessário ficar atento à alguns pontos:

  1. Verifique se a clínica é regulamentada por órgãos, como Anvisa, Bombeiros, Cremesp e ABP;
  2. Desconfie de preços muito baixos do mercado;
  3. Solicite uma visita à clínica;
  4. Procure encontrar pessoas que já se trataram na clínica e peça opinião delas;
  5. Veja se a empresa possui site, endereço, telefone e fácil contato;
  6. Conheça o programa e métodos de tratamento;
  7. Verifique se a clínica, ou comunidade terapêutica, possui profissionais especializados;

O site Ache aqui Clínicas de Recuperação, possui centenas de clínicas cadastradas em seu banco de dados, oferecendo um sistema de pesquisa fácil de localização mantendo empresas que são regulamentadas, além de um serviço profissional de auxilio à pessoa que busca tratamento.

O que o uso de drogas pode influenciar?

O uso constante de substâncias químicas pode influenciar diversos aspectos no organismo do usuário, sendo difícil de prever que tipo de pessoas e comportamentos levarão ao consumo e dependência de drogas. Mas sabemos que o uso desenfreado podem causar diversos problemas físicos e mentais.

No âmbito geral, o uso de drogas podem causar diversos prejuízos, como:

  • Problemas de relacionamento familiar;
  • Dificuldades em concentração e problemas nos estudos;
  • Aumento na sonolência;
  • Diminuição dos reflexos;
  • Maior resistência a dor;
  • Diminuição na capacidade de dirigir;
  • Descontrole emocional;
  • Perda da noção da realidade.

A família também sofre com o dependente em casa, isso pode influenciar muito negativamente dentro de um lar, os familiares acabam sendo os codependentes, ou seja, acabam esquecendo de si próprios e vivem em função da vida do dependente.

Os pais são os principais codependentes, existem milhares de casos no mundo, cada um com sua particularidade.

Existem pais que não aceitam que o filho esteja doente e sofrendo com a dependência química. Acabam, como diz o ditado popular: “tampando o sol com a peneira”. Preferem não acreditar e sempre buscam desculpas para defender o filho e não buscar ajuda adequada numa clínica de reailitação para dependentes químicos.

Há outros familiares que não sabem lidar com o dependente químico dentro de casa, estão sempre acusando, gerando conflitos, julgando e não buscam maneiras adequadas para ajudar. Acreditamos que o diálogo aberto, mostrando ao dependente as vantagens de procurar um tratamento adequado, ajudando-o a reconhecer que precisa de ajuda e buscar tratamento numa clínica especializada seja o melhor caminho para a reabilitação.

Outro problema que as drogas podem influenciar, são os problemas sociais. Alguns dependentes encontram caminhos tortuosos para satisfazer seus vícios, furtando familiares, pessoas nas ruas e comércios, causando um problema gravíssimo social, no qual a justiça precisa intervir. É de extrema importância a família estar atenta a certos sinais, às mudanças de comportamento, eletrodomésticos que somem sem explicação dentro de casa e companhias inadequadas. Neste momento é necessário buscar ajuda.

Tipos de Internações

Existem três tipos de internações, a voluntária, involuntária e compulsórias.

Nas internações voluntárias, como o próprio nome diz, são aquelas em que o dependente busca por si próprio o tratamento numa clínica de reabilitação para dependentes químicos. Estas são as mais recomendadas, porque tendem a ser mais fácil para todos.

No momento que você percebe que precisa de tratamento, ou convence um dependente com um diálogo adequado à se internar, o resultado pode ser muito mais satisfatório. Porque realmente o dependente está buscando ajuda e quer se tratar, este éo momento para inciar o processo de internação.

Por outro lado, as internações involuntárias, são aquelas em que a família pode solicitar a internação do seu parente, sem o seu consentimento, por meio de uma aprovação de um médico especialista. Nestes casos são adequados quando o dependente perde o controle de si mesmo, sendo uma ameça para sua própria integridade física e de terceiros. Pode ser um assunto um pouco polêmico, mas trata-se de salvar uma vida humana.

As Internações compulsórias é um pouco parecida com a involuntária, a diferença que nestes casos, as internações são efetuadas com a autorização de um juiz de direito. Elas são solicitas também quando o dependente apresenta um perigo para a vida de terceiros e para a sua própria vida.

Infraestrutura das Clínicas de Recuperação

As clínicas de recuperação para dependentes químicos, cadastradas no portal do site Ache Aqui Clínicas, geralmente estão localizadas em locais próximos a natureza, com infraestrutura completa, com médicos, psicólogos, psiquiatras, terapeutas e equipe multidisciplinar preparada.

O Ache Aqui Clínicas possui diversos programas de ajuda ao dependente. Você pode entrar em contato conosco, compartilhar sua história na nossa sessão de depoimentos, falar com nossos atendentes para encontrar uma clínica adequada para você ou seu familiar.

A dependência química é uma doença crônica, conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), mas acreditamos que pode ser tratada e controlada. É muito importante nesse momento de dificuldades contar com pessoas que entendam sobre o assunto e buscar ajuda em locais corretos. Por isso estamos aqui, não hesite em falar com nossa equipe, estamos sempre dispostos a ajudar. Possuímos atendimento 24 horas com resgate em qualquer lugar do Brasil.

Deixe seu comentário
Clínica Restituindo Sonhos

Recent Posts

Clínicas de Recuperação em Vargem Grande Paulista

Clínicas de recuperação em Vargem Grande Paulista são diversas em tamanho, valor, e tipo de…

5 dias atrás

Clínica de recuperação: veja como ela pode ajudar sua família

Você sabia que uma clínica de recuperação pode beneficiar toda uma família? Ela tem muito…

1 semana atrás

Clínicas de Recuperação Femininas

Existem clínicas de recuperação femininas no AcheAqui Clínicas que fazem um trabalho maravilhoso no resgate…

1 semana atrás