Centro de tratamento de dependentes do álcool

O alcoolismo é uma realidade que muitas pessoas enfrentam atualmente, e para quem sofre desse tipo de dependência, existe uma luz no final do túnel, o centro de tratamento de dependentes do álcool. O AcheAqui Clínicas traz esse artigo que é muito importante para você, que sofre com a bebida e não sabe por onde começar na jornada de recuperação.

O álcool é uma substância que está presente desde muito tempo nas raízes da humanidade. Ele está ligado à comemorações, e festividades, à passagem de ano, no natal, nas confraternizações, nos happy hours, churrascos, aniversários e até chá de bebês, praticamente tudo que envolve reunir-se liga-se ao álcool.

Entretanto, desde o nascimento da rádio e da TV, as propagandas que eram realizadas em meio aos intervalos dos programas, normalmente eram de cigarros e bebidas sendo elas alcoólicas ou não. Antigamente era notoriamente comum a quantidade de propagandas de cigarro e bebidas alcoólicas nesses meios de comunicação.

Entretanto, com o avanço da tecnologia na área da saúde e com a preocupação do governo com políticas envolvendo a saúde pública, esses investimentos em propaganda de cigarro e álcool do passado, se reverteram em altos custos para o poder público, especialmente na área da saúde.

Nasce assim, o interesse na criação da lei antifumo, que regulamentou a proibição da propaganda de cigarros no Brasil. Atualmente, os cigarros podem ser comprados sem nenhum problema, entretanto não é permitido fumar em ambientes fechados e de comum coletividade, o que auxiliou a queda da venda de tabaco.

Desta forma, houve uma diminuição considerável de pessoas que recorreram ao SUS no tratamento do câncer de pulmão, justamente pela diminuição do cigarro. Mas o que tem haver cigarro com centro de tratamento de dependentes do álcool? Tudo, o primeiro passo foi dado na proibição das propagandas, e o álcool está entrando na mesma pegada.

Já faz um tempo em que uma lei foi criada onde é permitido realizar a propaganda de bebidas alcoólicas na TV, porém os participantes NÃO podem levar a bebida à boca. Justamente para não incitar o consumo de bebidas alcoólicas. E como a dependência química é uma doença mental, dependentes do álcool também são pessoas que necessitam de tratamento e isso gera gasto com a máquina pública.

Primeiro Passo, entenda que a Bebida Mata

O álcool é a segunda substância que mais mata no mundo, depois do cigarro. Quando uma pessoa pensa em dependente químico, normalmente se pensa naquela pessoa em uma situação precária, de rua e que se sujeita a qualquer situação para pegar mais uma dose da droga de escolha.

Mas na verdade a dependência química está marginalizada nessa situação. Se o álcool é uma substância que altera as percepções e os sentidos e atua no sistema nervoso central, sim ele é uma substância que, ao gerar dependência, o usuário é considerado um dependente químico. O alcoolismo é só um meio de amenizar o termo, já que o álcool não é ilícito.

Além do mais, o álcool atua como um depressor do sistema nervoso central. Alterando a percepção da realidade, a concentração e a parte cognitiva do indivíduo. Se você já ouviu falar de coma alcoólico, saiba que o álcool pode levar não só ao estado de coma, mas sim à morte por intoxicação.

Sou um dependente do Álcool?

Se mesmo lendo tudo isso, você está com calafrios e tremedeira, e com aquela vontade insaciável de beber, sim você é um alcoólatra. Mas não se preocupe, você não é o único e nem o primeiro a estar nessa situação. O alcoolismo tem tratamento, mas não tem cura! O primeiro passo é tentar entender você mesmo o que leva você à beber rotineiramente e nas doses que bebe.

Além do mais, é aconselhável que você procure um médico psiquiatra para poder te ajudar nesse processo de recuperação. Um psicólogo também ajuda consideravelmente, justamente no auxílio em como entender os gatilhos que fazem com que uma pessoa recorra à bebida.

Agora se mesmo sozinho ou com apoio da família, está difícil largar do vício, a assistência tem de ser maior ainda. É interessante recorrer a um centro de tratamento de dependentes do álcool, ou seja, clínicas de recuperação.

AcheAqui e Álcool

Nós do AcheAqui Clínicas estamos cientes das dificuldades que um dependente de álcool passa. Entendemos o quão difícil é estar sóbrio e o quão se faz necessário o tratamento dentro de uma clínica de recuperação. Por isso, fazemos seriamente nosso trabalho de direcionar os pacientes para instituições que os auxiliem no procedimento de recuperação.

Ao mesmo tempo, falamos com os familiares com frequência para fortalecer os laços de confiança que foram afrouxados pelo álcool ao longo do processo adictivo. Quantas promessas foram quebradas por dependentes alcoólicos? Quantas vezes se encontram em situação deplorável por causa da substância?

Nossa intenção é deixar que tudo isso fique no passado, mas só depende de uma pessoa pra que isso aconteça, você. Venha conhecer nosso centro de tratamento de dependentes em álcool e quebrar suas próprias barreiras para adentrar em um maravilhoso mundo, o da recuperação.

Passo à passo, mas Sem Pressa

Todo dependente químico, acha que por tomar um remédio ou porque internou uma vez só está livre do problema. Acreditar nisso, não significa que seja realidade. Enquanto as coisas estão indo bem, a confiança acaba por surgir e confiança é a pior coisa para um dependente químico, seja ele de álcool ou de drogas.

Com a confiança o ego infla e logo começam as indagações: “Ah, só um golinho” e por aí começa o procedimento de recaída. Por isso que tanto em A.A. quanto em N.A, quanto em nossas dependências, ajudamos a todos os pacientes a entender que cada dia é um dia. E ficar sem a substância naquele dia, faz com que o mesmo seja vencido.

Viver um dia de cada vez, consciente é importante para que os próprios paradigmas sejam quebrados. Não é interessante que a pessoa tema a dependência química, mas é interessante que ela a respeite como doença que saiba das limitações por ela impostas.

jonatas

Postagens Recentes

Alta concentração de THC tem elevado dependência de maconha

A alta concentração de THC tem elevado a dependência de maconha ao redor do mundo,…

% dias atrás

Pastilhas de cafeína, o que é?

O que é, para que serve e quem pode tomar pastilhas de cafeína. Confira nessa…

% dias atrás

Qual é a droga mais forte que existe?

Saiba qual é a droga mais forte que existe com essa matéria do Ache Aqui…

% dias atrás